Notícia no detalhe
Alunos de Campos aplaudidos em Niterói
A apresentação do texto dos alunos da Escola Municipal Francisco Ribeiro Siqueira, Saymon Pessanha de Souza e Renan da Silva Freitas, ambos de 11 anos, arrancou aplausos do público. A apresentação aconteceu na tarde desta quarta-feira (5), no auditório da sede da Ampla, em Niterói. Eles ficam entre os 10 finalistas do Estado do Rio, no concurso “Teatro de Brinquedo”, do Programa Endesa Brasil Educação e Cultura, que tem o apoio do Ministério da Cultura.
Os dois alunos do 5º ano da escola da Baixada Campista escreveram a história “Caso complicado”. Um detetive, interpretado por Saymon, investiga em São Paulo, o desvio de peças de computador para a montagem de um robô para destruir os humanos.
O detetive é preso pelos bandidos. Ele manda um sinal para o FBI, que prende os bandidos e solta o detetive. O vilão (Renan) é preso e levado para a cadeia e o detetive desaparece num teletransportador. Outros cinco colegas da turma participaram da encenação. “A história é baseada em fatos reais, com tecnologia avançada”, conta Saymon.
Apesar de não ter conquistado o primeiro lugar, os meninos ficaram felizes pelo trabalho deles por estar entre os 10 finalistas. “A gente não pode ganhar sempre, mas pode tentar de tudo para fazer o melhor”, afirma Saymon. “Nós não fomos vencedores, mas todos que participaram são vitoriosos”, completa Renan.
A professora dos alunos, Cléia Pereira Barcelos, destacou o empenho de todos. “Foi uma grande vitória ter ido até lá. Além dos alunos, tivemos o acompanhamento das famílias, sempre presentes na escola”, diz. “O texto é excelente. A performance deles no palco foi imbatível”, afirma a diretora do Departamento de Projetos Especiais da Secretaria de Educação De Campos, Eliana Garcia, que representou a secretária Joilza Abreu.
O primeiro lugar ficou para a Escola Municipal Santos Dumont, de Niterói. “Vocês todos, os 10 selecionados, são vitoriosos”, ressalta o presidente do conselho administrativo da Endesa Brasil, Mário Santos. “Vocês não só se letraram, como também trabalharam em equipe”, afirma, destacando o trabalho de responsabilidade social realizado pela empresa.
As duplas finalistas e os professores receberam certificados de participação. O objetivo do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura é premiar os melhores roteiros teatrais escritos por estudantes de escolas públicas do 4º e 5º anos do ensino fundamental. Participaram do concurso, alunos de escolas de quatro estados: Ceará, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Últimas Notícias adicionadas
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















