Notícia no detalhe
Alunos de Campos aplaudidos em Niterói
A apresentação do texto dos alunos da Escola Municipal Francisco Ribeiro Siqueira, Saymon Pessanha de Souza e Renan da Silva Freitas, ambos de 11 anos, arrancou aplausos do público. A apresentação aconteceu na tarde desta quarta-feira (5), no auditório da sede da Ampla, em Niterói. Eles ficam entre os 10 finalistas do Estado do Rio, no concurso “Teatro de Brinquedo”, do Programa Endesa Brasil Educação e Cultura, que tem o apoio do Ministério da Cultura.
Os dois alunos do 5º ano da escola da Baixada Campista escreveram a história “Caso complicado”. Um detetive, interpretado por Saymon, investiga em São Paulo, o desvio de peças de computador para a montagem de um robô para destruir os humanos.
O detetive é preso pelos bandidos. Ele manda um sinal para o FBI, que prende os bandidos e solta o detetive. O vilão (Renan) é preso e levado para a cadeia e o detetive desaparece num teletransportador. Outros cinco colegas da turma participaram da encenação. “A história é baseada em fatos reais, com tecnologia avançada”, conta Saymon.
Apesar de não ter conquistado o primeiro lugar, os meninos ficaram felizes pelo trabalho deles por estar entre os 10 finalistas. “A gente não pode ganhar sempre, mas pode tentar de tudo para fazer o melhor”, afirma Saymon. “Nós não fomos vencedores, mas todos que participaram são vitoriosos”, completa Renan.
A professora dos alunos, Cléia Pereira Barcelos, destacou o empenho de todos. “Foi uma grande vitória ter ido até lá. Além dos alunos, tivemos o acompanhamento das famílias, sempre presentes na escola”, diz. “O texto é excelente. A performance deles no palco foi imbatível”, afirma a diretora do Departamento de Projetos Especiais da Secretaria de Educação De Campos, Eliana Garcia, que representou a secretária Joilza Abreu.
O primeiro lugar ficou para a Escola Municipal Santos Dumont, de Niterói. “Vocês todos, os 10 selecionados, são vitoriosos”, ressalta o presidente do conselho administrativo da Endesa Brasil, Mário Santos. “Vocês não só se letraram, como também trabalharam em equipe”, afirma, destacando o trabalho de responsabilidade social realizado pela empresa.
As duplas finalistas e os professores receberam certificados de participação. O objetivo do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura é premiar os melhores roteiros teatrais escritos por estudantes de escolas públicas do 4º e 5º anos do ensino fundamental. Participaram do concurso, alunos de escolas de quatro estados: Ceará, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18