Notícia no detalhe
Uenf: Oscar Niemeyer deixa marca em Campos
O conjunto arquitetônico que integra o campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), incluindo o Hospital Veterinário e o Centro de Convenções, foi a marca deixada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em Campos. O arquiteto faleceu nesta quarta-feira (05), aos 104 anos. O rascunho original de Niemeyer para o projeto da Uenf contou com a distribuição dos prédios que, vistos do alto, formam um cocar, uma homenagem aos índios Goitacá, primeiros habitantes da região.
O prédio do Centro de Convenções da Uenf, com um formato de apito, que também remete à tribo, foi desenvolvido pelo arquiteto através de contrato feito pela prefeita Rosinha Garotinho, em sua gestão como governadora do Estado do Rio de Janeiro.
A prefeita Rosinha Garotinho lamentou a perda e cita que a obra de Niemeyer se tornou universal ao integrar a beleza e simplicidade. “A sua morte deixa uma lacuna irreparável, e desejamos que Deus possa confortar a família neste momento de dor. Niemeyer deixa uma obra que é atemporal e, por isso, eterna, com projetos importantes desenvolvidos em todo o Brasil, como o Centro de Convenções da Uenf, em Campos, e em outros países, com genialidade e simplicidade”, declarou Rosinha.
O arquiteto, que completaria 105 anos no próximo dia 15, morreu às 21h55 da quarta-feira, em decorrência de infecção respiratória, no Hospital Samaritano, onde foi internado há pouco mais de um mês. O corpo de Niemeyer será velado no Palácio do Planalto, projetado pelo próprio arquiteto e sede do governo federal e retorna à noite para o Rio onde será velado no Palácio da Cidade até esta sexta-feira (07). Em seguida, será enterrado no Cemitério São João Batista.
Implantação – A lei de criação da Uenf foi sancionada pelo então governador Moreira Franco em 1990. Em 2001, através da Lei complementar n.° 99, sancionada pelo governador Anthony Garotinho, a Universidade conquista sua autonomia administrativa e incorpora na prática o nome do seu fundador Darcy Ribeiro que, em 1991, recebeu do então governador Leonel Brizola a missão de coordenar a implantação da universidade.
Centro de Convenções - O Centro de Convenções possui três níveis. No primeiro, estão os anfiteatros, camarins, foyer, cinema, alimentação, depósito, espaço para exposições, administração e sanitários, num total de 3.600 metros quadrados. No segundo nível do prédio, há um palco externo (a concha acústica) e uma praça, também totalizando 3.600 metros quadrados. E no terceiro nível estão localizadas as áreas técnicas e a platéia, com 1.060 metros quadrados.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/06/2026 09:19:21 Cartão Goitacá: Beneficiários começam a receber novos cartões
- 10/06/2026 09:07:58 HFM promove ação educativa para reforçar a higiene das mãos
- 10/06/2026 08:52:00 Procon Campos divulga pesquisa de preços para o Dia dos Namorados
- 10/06/2026 08:27:46 Mais Ciência impulsiona meninas na pesquisa científica com o projeto Arduínas
- 10/06/2026 08:05:42 Estrada que dá acesso a Santo Amaro recebe semana ações para recuperar a mobilidade
Cartão Goitacá: Beneficiários começam a receber novos cartões
1006 09h07HFM promove ação educativa para reforçar a higiene das mãos
1006 08h52Procon Campos divulga pesquisa de preços para o Dia dos Namorados
1006 08h27Mais Ciência impulsiona meninas na pesquisa científica com o projeto Arduínas
1006 08h05Estrada que dá acesso a Santo Amaro recebe semana ações para recuperar a mobilidade
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5Parceria entre secretarias impulsiona cursos de costura e geração de renda
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















