Notícia no detalhe
Ceia de Natal está 8,5% mais cara em 2012
Fiscais da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) comprovaram um aumento de 8,5% nos preços dos produtos da ceia natalina, em relação à 2011. Os dados são fruto de levantamento feito nos dias 3 e 4 deste mês em cinco estabelecimentos comerciais de grande porte na cidade. Esta é a primeira pesquisa feita pelo setor no que se refere aos produtos tradicionais como peru, chester, castanha, panetone e outros, cujo consumo é mais acentuado durante as festividades de Natal e Ano Novo. A próxima pesquisa deverá ocorrer em 15 dias. Os principais aumentos foram constatados entre as frutas e carnes industrializadas. A justificativa para a elevação nos preços das carnes está nos frigoríficos: eles estimam um aumento entre 10% e 15% nos preços de carnes, como forma de repasse de custos que, por sua vez, são originados pelo encarecimento de insumos como milho e soja.
Dessa forma, a ceia de Natal vai acabar pesando no bolso dos que gostam de preservar os costumes tradicionais. As castanhas foram os produtos que tiveram maior alta. A do Pará está, em média, 28,1% mais cara do que no Natal do ano passado e a castanha de caju, 39,1% mais cara, enquanto o panetone teve elevação de preço de 15%, deixando o peru com preços que estão acima 16,6% em relação ao Natal 2011. Os produtos que são normalmente buscados pelos consumidores e típicos de Natal, de acordo com a secretária executiva do Procon/Campos, Rosângela Tavares, estão chegando aos poucos nas gôndolas e freezeres dos supermercados. As novidades, segundo ela, “só devem estar expostas nos próximos dias”. A procura por bacalhau, quase sempre acontece na semana que antecede o Ano Novo e os demais produtos que são encontrados nas mesas para comemorar o Natal, serão adquiridos na liberação do 13º salário, mais próximo ao dia 25.
Os cuidados na aquisição de frangos temperados, chesters, lombos suínos, perus e outros produtos que levam ingredientes de origem animal precisam ter, na embalagem, o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) – identificação que certifica que os procedimentos estabelecidos na produção dos alimentos seguiram as normas pré-estabelecidas pelo governo federal. Já os vinhos, sucos e refrigerantes também precisam dispor dos procedimentos de fabricação indicados pelo Ministério da Agricultura.
Pesquisa de preços da ceia de Natal 2012 – Confira, aqui, a relação dos produtos pesquisados nos estabelecimentos visitados nos dias 3 e 4 de dezembro, bem como a variação encontrada.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/03/2026 08:21:46 Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
- 21/03/2026 18:35:10 Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
- 21/03/2026 16:12:28 Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
- 21/03/2026 14:37:43 Teatro de Bolso recebe programação diversificada com cinema, teatro e documentário
Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
2103 19h47Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
2103 18h35Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
2003 15h49Seminário do CIEVS/Campos apresenta cenário epidemiológico no município
2103 16h12Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















