Notícia no detalhe
Saúde e Agricultura atuam para evitar surto de varíola bovina
Através de ações integradas, as secretarias de Saúde e de Agricultura de Campos estão trabalhando para evitar um surto de Varíola Bovina em propriedades rurais de municípios vizinhos, próximos ao distrito de Morro do Coco. Conforme o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, há registro de alguns casos em humanos, em que a varíola bovina se apresenta como uma doença contagiosa, causada pelo poxvírus.
O secretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Alves, informa que não existe vacina para prevenir a doença nos animais, como acontece contra a raiva, brucelose e manqueira. “Todas as vacinas, existentes no mercado, são disponibilizadas pela Secretaria de Agricultura para os pequenos produtores rurais, informa o secretário, ressaltando que tem que ser feito trabalho de higienização nestes animais.
- Como estratégia para proteção da população e dos animais, equipes da Superintendência das secretarias de Saúde e de Agricultura, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Defesa Sanitária Estadual e do Laboratório da Uenf se reúnem com produtores rurais nesta terça e quarta-feira (11 e 12), às 18h, na Escola Municipal Luno Ferreira de Araújo, em Morro do Coco, para um trabalho de educação preventiva e distribuição de medicamentos -, informou Charbell.
Médica veterinária e assessora técnica da Superintendência, Flávia Rabello fala da varíola bovina: “Nos animais, caracteriza-se pelo aparecimento de lesões cutâneas localizadas nas tetas das vacas em lactação e no focinho e gengiva de bezerros em amamentação. As lesões apresentam-se nas formas proliferativas, ulceradas ou em crostas. Quando os vírus atingem a pele, observa-se o desenvolvimento de eritema cutâneo característico, que se inicia com o aparecimento de pequenas manchas, as quais evoluem para vesículas, pústulas e crostas que terminam por cicatrizar”.
- Nos seres humanos, ocorre a presença de feridas (algumas com pus) nas mãos, antebraços, nariz e boca. Podem apresentar febre, dor, mal estar e aumento de gânglios linfáticos. É importante ressaltar que o vírus não penetra em pele íntegra, sendo necessário um ferimento para que se estabeleça a infecção. As lesões são benignas e localizadas e, nos animais, a cura ocorre entre o sétimo e décimo dia, mas em humanos pode estender por meses, com a severidade da doença dependendo da condição imunológica do indivíduo. Infecções intercorrentes ou imunossupressoras facilitam a instalação e o agravamento da enfermidade -, explicou a médica veterinária.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
1001 14h42FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















