Notícia no detalhe
Curso desenvolve habilidades dos soldados do Exército
Soldados do curso de “Capacitação e Aperfeiçoamento em Eletricidade Predial e NR10” participaram de uma aula diferenciada na manhã desta terça-feira (11), na sede do Balcão de Empregos. Com uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos e assistentes sociais, além de membros do exército, a aula falou sobre o desenvolvimento de competências e habilidades no mercado de trabalho. O curso acontece por meio de parceria entre a Secretaria de Trabalho e Renda e o 56° Batalhão de Infantaria (BI).
O curso garante cinco semanas de aula, das 8h às 17h. As aulas práticas acontecem na própria sede do 56° BI. Além das aulas de aprendizado técnico em eletricidade predial, os soldados aprendem sobre como trabalhar em equipe, além de desenvolverem outras habilidades de trabalho. Um dos alunos, João Vitor de Jesus Ferreira, de 23 anos, disse que o curso é bem interativo.
- Além do conhecimento que estamos adquirindo durante o curso, aqui conhecemos pessoas maravilhosas. Desde o início, temos tido aulas para conhecimentos técnicos e hoje foi muito importante esta explicação para aprendizado no sentido da vida - destaca o aluno, que faz parte também do projeto “Um soldado cidadão”, desenvolvido pelo 56° BI, no intuito de qualificar os soldados e prepará-los para se licenciarem das atividades militares, como explica o capitão Michel Alex Sander.
A pedagoga Patrícia Helena Rodrigues, da equipe multidisciplinar do projeto, falou sobre alguns pontos importantes para o desenvolvimento do trabalho. “As pessoas precisam desenvolver modos de trabalho junto e coordenado. Hoje em dia, os profissionais podem ser bons, mas precisam saber trabalhar mais em equipe. Ninguém nasce pronto, é preciso, sobretudo, esforço e determinação”, pontua.
O diretor do Departamento de Emprego da secretaria de Trabalho e Renda, Tiago Carvalho Rodrigues, explica que toda a turma está sendo acompanhada, pois a formatura dos alunos vai acontecer junto com a baixa no exército, por isso é preciso que estes alunos sejam encaminhados ao mercado de trabalho.
- Nossa preocupação agora é acompanhar os egressos e trabalhar cada um para sua inserção no mercado de trabalho. Trabalhamos para que, além de serem funcionários de uma empresa, também possam ser motivados ao empreendedorismo, através de parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), que promove a formalização. Estamos monitorando suas saídas e acompanhando, de perto, o caminho de cada um para o trabalho - finaliza Tiago.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
- 09/09/2025 13:19:31 Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
- 09/09/2025 13:04:52 Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
0909 13h19Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
0909 13h04Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira