Notícia no detalhe
Membros do Conselho Municipal de Cultura tomam posse
Em solenidade no Teatro Municipal Trianon, tomaram posse no Conselho Municipal de Cultura, 40 membros titulares e suplentes que, de forma paritária, representam órgãos governamentais e sociedade civil organizada na vertente cultural no município. O evento solene aconteceu nesta quarta-feira (12), mas os representantes já tomaram posse de forma administrativa, segundo o secretário de Cultura Orávio de Campos Soares. Os membros do conselho foram eleitos através da assembléia geral durante a II Conferência Municipal de Cultura, realizada no mês de setembro.
O mandato de cada membro será válido pelo período de dois anos, havendo uma nova eleição na próxima conferência, a ser realizada em setembro de 2014. Orávio explica que a solenidade consolida a ideia de que o desenvolvimento cultural não é somente do governo, mas, sobretudo, das representatividades civis. “Temos quantidades iguais de representatividades do governo e sociedade civil. Divididos de forma paritária, para que as decisões tomadas pelo conselho tenham similar representação”, declara.
Com a formação do Conselho Municipal de Cultura, a cidade de Campos cumpre um dos quesitos que fazem parte do Sistema Nacional de Cultura, além do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal; Fundo Municipal de Cultura (Funcultura) e de dispor de um Plano de Cultura, já definido no regimento do próprio Fundo. Através do Fundo Municipal, os recursos do Fundo Nacional da Cultura poderão ser diretamente depositados e direcionados ao investimento de ações culturais no município.
- Através dos recursos do Fundo, é possível atuar na criação de uma Escola Técnica de Arte Dramática, através do Pronatec, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF). Além do Fundo também fazer parte da construção da Praça do PEC (Praça de Esporte e Cultura), no Parque Eldorado II, numa área de 7 mil metros quadrados - explica Orávio, informando ainda que o Fundo de Cultura já possui registro no Ministério da Fazenda, obtendo seu CNPJ e conta na Caixa Econômica Federal, o que viabiliza o investimento da cultura no município.
Segundo um dos representantes da sociedade civil organizada, diretor do Centro Cultural Musical de Campos e presidente do Orquestrando Vidas, Jony William Vilela Viana, a responsabilidade em representar a classe é muito grande. “É uma honra e grande responsabilidade levar os anseios da classe, procurando mostrar suas necessidades e também incentivar todo um processo de projetos numa cidade que vem crescendo consideravelmente em suas manifestações culturais”, destaca.
Uma das representantes do governo, a presidente da Fundação Cultural jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Patrícia Cordeiro, informa que esta é uma diretriz de governo. “Democratizar a Cultura é uma forma das ações se desenvolverem com clareza e de forma participativa”, finaliza a presidente.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
- 19/12/2025 14:37:39 Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
1912 16h48CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
1912 16h08Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
1912 15h44Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
1912 14h37Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















