Notícia no detalhe
Membros do Conselho Municipal de Cultura tomam posse
Em solenidade no Teatro Municipal Trianon, tomaram posse no Conselho Municipal de Cultura, 40 membros titulares e suplentes que, de forma paritária, representam órgãos governamentais e sociedade civil organizada na vertente cultural no município. O evento solene aconteceu nesta quarta-feira (12), mas os representantes já tomaram posse de forma administrativa, segundo o secretário de Cultura Orávio de Campos Soares. Os membros do conselho foram eleitos através da assembléia geral durante a II Conferência Municipal de Cultura, realizada no mês de setembro.
O mandato de cada membro será válido pelo período de dois anos, havendo uma nova eleição na próxima conferência, a ser realizada em setembro de 2014. Orávio explica que a solenidade consolida a ideia de que o desenvolvimento cultural não é somente do governo, mas, sobretudo, das representatividades civis. “Temos quantidades iguais de representatividades do governo e sociedade civil. Divididos de forma paritária, para que as decisões tomadas pelo conselho tenham similar representação”, declara.
Com a formação do Conselho Municipal de Cultura, a cidade de Campos cumpre um dos quesitos que fazem parte do Sistema Nacional de Cultura, além do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal; Fundo Municipal de Cultura (Funcultura) e de dispor de um Plano de Cultura, já definido no regimento do próprio Fundo. Através do Fundo Municipal, os recursos do Fundo Nacional da Cultura poderão ser diretamente depositados e direcionados ao investimento de ações culturais no município.
- Através dos recursos do Fundo, é possível atuar na criação de uma Escola Técnica de Arte Dramática, através do Pronatec, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF). Além do Fundo também fazer parte da construção da Praça do PEC (Praça de Esporte e Cultura), no Parque Eldorado II, numa área de 7 mil metros quadrados - explica Orávio, informando ainda que o Fundo de Cultura já possui registro no Ministério da Fazenda, obtendo seu CNPJ e conta na Caixa Econômica Federal, o que viabiliza o investimento da cultura no município.
Segundo um dos representantes da sociedade civil organizada, diretor do Centro Cultural Musical de Campos e presidente do Orquestrando Vidas, Jony William Vilela Viana, a responsabilidade em representar a classe é muito grande. “É uma honra e grande responsabilidade levar os anseios da classe, procurando mostrar suas necessidades e também incentivar todo um processo de projetos numa cidade que vem crescendo consideravelmente em suas manifestações culturais”, destaca.
Uma das representantes do governo, a presidente da Fundação Cultural jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Patrícia Cordeiro, informa que esta é uma diretriz de governo. “Democratizar a Cultura é uma forma das ações se desenvolverem com clareza e de forma participativa”, finaliza a presidente.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/10/2025 17:42:15 Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
- 28/10/2025 17:13:45 Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
- 28/10/2025 17:02:02 Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
- 28/10/2025 16:02:31 Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
- 28/10/2025 15:23:32 Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
2810 17h13Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
2810 17h02Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
2810 16h02Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
2810 15h23Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















