Notícia no detalhe
Vigilância em Saúde: I Colóquio de Doenças Zoonóticas
A Secretaria de Saúde, através da Superintendência de Saúde Coletiva, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, a Defesa Sanitária Estadual e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), realizou, na noite desta terça-feira (11), o I Colóquio de Doenças Zoonóticas, reunindo produtores rurais de Campos na Escola Municipal Lulo Ferreira de Araújo, em Morro do Coco.
- É uma estratégia de vigilância em saúde, em que abordamos ações de reconhecimento e prevenção de zoonoses, visando à proteção da população e de animais de áreas rurais. Esta semana, foi apresentada à Secretaria de Saúde uma preocupação com casos de varíola bovina em propriedades vizinhas a Campos, inclusive com casos importados da doença em seres humanos para Morro do Coco. A preocupação é maior ante a possibilidade de subnotificação dos casos, já que, em humanos, a doença se assemelha a outras, que apresentam lesões na pele. Tudo isso nos levou a criar esse evento, que será itinerante e acontecerá em outras regiões, como Serrinha, Rio Preto e Baixada Campista - explicou o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury.
De acordo com o superintendente, com os colóquios, as instituições parceiras visam transformar o trabalhador rural em um sentinela em saúde, capaz de identificar zoonoses, como a varíola bovina, e ser um multiplicador das informações quanto às formas de prevenção, de contágio de animal para animal e de animal para seres humanos, além das medidas de controle, para que não ocorram surtos.
Na noite desta terça-feira, foi feito um trabalho de educação preventiva e houve distribuição de medicamentos. Os produtores rurais de Morro do Coco e distritos próximos assistiram à palestra Doença de Mormo, ministrada pelo coordenador da Defesa Sanitária Estadual da Região Norte, Cláudio Villela. Na sequência, a doutoranda em Saúde Animal da Uenf, Maria Aparecida da Silva, falou sobre Brucelose. A última palestra da noite teve como tema a Tuberculose nos Animais e foi proferida pela veterinária e assessora técnica da Superintendência de Saúde Coletiva, Flávia Pontes Rabello. Além do Superintendente de Saúde Coletiva, também participou do evento o veterinário da Secretaria de Agricultura e Pesca, Thomaz Duque.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento