Notícia no detalhe
Museu Histórico: mais de 12 mil visitações em cinco meses
O Museu Histórico de Campos já registrou mais de 12 mil visitações ao prédio do antigo Solar Visconde de Araruama, desde sua inauguração em 29 de junho deste ano. Do total, a maior parte dos visitantes é de estudantes oriundos do IFF, da Uenf, de escolas das redes públicas estaduais, municipais e ainda da rede privada de ensino. Também passaram pelo espaço grupos de idosos e outros segmentos, além de pessoas que, por curiosidade, quiseram ver de perto o que o museu tem guardado.
— A Prefeitura está resgatando toda a memória artística, cultural e o patrimônio histórico da cidade, com o objetivo de fortalecer a cultura local e levar ao conhecimento da nova geração os fatos que marcaram a cidade e o Estado do Rio de Janeiro — destacou a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Patrícia Cordeiro, acrescentando que a revitalização do Centro Histórico também faz parte dos investimentos do resgate cultural.
O museu está localizado à Praça São Salvador, Centro de Campos,e tem a importância de manter a memória cultural e histórica do município. A administração está sendo feita pela FCJOL.
Atrações – Atualmente, no espaço destinado às exposições temporárias, acontece a exposição Igrejas do Estado do Rio. Além dela, no acervo mantido no local, estão expostos aos visitantes materiais arqueológicos; peças da evolução urbana, como placas usadas em carroças e outros transportes de tração animal utilizados no século XX; parte do mobiliário pertencente ao Visconde de Araruama: uma xícara, pires com monograma, talheres de prata, luminária a querosene feita em bronze com porcelana, um castiçal e uma lupa com quatro lentes, ambas em bronze e moedas internacionais. O acervo foi doação de Maria Estella Carneiro, parente do Visconde de Araruama. Além disto, um dos destaques da recuperação da parte de madeira é a escadaria e o corrimão de madeira de lei, bem como o piso e parte interna do solar no segundo piso.
Visitações via City Tour - Para grupos de convivência, associações de moradores e outros segmentos, a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Petróleo dispõe, em seu departamento de turismo, telefones que podem ser acessados na busca de maiores informações a respeito do projeto City Tour, que inclui a visita ao museu. São eles: 2733-6994, 2734-7816 e 2735-2729.
Últimas Notícias adicionadas
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento