Notícia no detalhe
Comunidade quilombola de Carobinho ganha festa de Natal
Já é Natal na comunidade quilombola de Carobinho, localizada a quase 70 quilômetros do Centro de Campos, na região do Imbé. Nesta sexta-feira (14), a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares e a Secretaria Municipal da Família e Assistência Social festejaram a data distribuindo brinquedos e sacolões as 15 famílias do local. A celebração teve direito a Papai Noel, salgadinhos e refrigerante. Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou um trabalho de prevenção ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, orientando os moradores da comunidade.
Seu Almir da Silva Fonseca tem 50 anos e atua como um líder da comunidade, onde reside cerca de 80 pessoas, todas da mesma família e descendentes de escravos. Ele conta que seu avô, Antônio Alonso, morreu com 135 anos e a avó, dona Jorgiana, aos 134. “Acho que a vida pacata que levamos por aqui acaba favorecendo”, disse. Entre a garotada, alguns nunca haviam tido contato com o bom velhinho. A primeira vez foi inesquecível, por exemplo, para a pequena Lídia Fonseca da Silva, de apenas três anos, que parecia meio assustada. "Só tinha visto na televisão. Ele é muito bonito e divertido", observou a menina.
A festa natalina também empolgou dona Alzira Silva Fonseca. Aos 66 anos, ela é a mais idosa na comunidade. “Todos nós gostamos de receber visitas assim, principalmente às crianças. Estamos muito felizes”, disse ela que mesmo com as dificuldades do lugar não troca por nenhum outro. “Gosto daqui. Já fui a Campos, mas não troco aqui por lá. Nasci e cresci aqui mesmo”, diz ela, que conta não ser muito chegada a ver a única televisão do lugar.
Com característica quilombola, a comunidade Carobinho foi descoberta há três anos após um levantamento realizado pela Fundação Zumbi dos Palmares. O nome Carobinho vem de uma planta medicinal, atualmente, pouco encontrada na região do Imbé. O objetivo era reunir informações e documentos que permitissem que o órgão, junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), solicitasse o reconhecimento da comunidade como remanescente de quilombo. Além de ir ao local, a equipe da Fundação Zumbi ouviu moradores.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira