Notícia no detalhe
Comunidade quilombola de Carobinho ganha festa de Natal
Já é Natal na comunidade quilombola de Carobinho, localizada a quase 70 quilômetros do Centro de Campos, na região do Imbé. Nesta sexta-feira (14), a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares e a Secretaria Municipal da Família e Assistência Social festejaram a data distribuindo brinquedos e sacolões as 15 famílias do local. A celebração teve direito a Papai Noel, salgadinhos e refrigerante. Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou um trabalho de prevenção ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, orientando os moradores da comunidade.
Seu Almir da Silva Fonseca tem 50 anos e atua como um líder da comunidade, onde reside cerca de 80 pessoas, todas da mesma família e descendentes de escravos. Ele conta que seu avô, Antônio Alonso, morreu com 135 anos e a avó, dona Jorgiana, aos 134. “Acho que a vida pacata que levamos por aqui acaba favorecendo”, disse. Entre a garotada, alguns nunca haviam tido contato com o bom velhinho. A primeira vez foi inesquecível, por exemplo, para a pequena Lídia Fonseca da Silva, de apenas três anos, que parecia meio assustada. "Só tinha visto na televisão. Ele é muito bonito e divertido", observou a menina.
A festa natalina também empolgou dona Alzira Silva Fonseca. Aos 66 anos, ela é a mais idosa na comunidade. “Todos nós gostamos de receber visitas assim, principalmente às crianças. Estamos muito felizes”, disse ela que mesmo com as dificuldades do lugar não troca por nenhum outro. “Gosto daqui. Já fui a Campos, mas não troco aqui por lá. Nasci e cresci aqui mesmo”, diz ela, que conta não ser muito chegada a ver a única televisão do lugar.
Com característica quilombola, a comunidade Carobinho foi descoberta há três anos após um levantamento realizado pela Fundação Zumbi dos Palmares. O nome Carobinho vem de uma planta medicinal, atualmente, pouco encontrada na região do Imbé. O objetivo era reunir informações e documentos que permitissem que o órgão, junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), solicitasse o reconhecimento da comunidade como remanescente de quilombo. Além de ir ao local, a equipe da Fundação Zumbi ouviu moradores.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 08:50:01 Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
0605 18h12Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento