Notícia no detalhe
Fundação Oswaldo Lima cumpre papel e fomenta a cultura
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima continua cumprindo o seu papel de fomentadora de cultura. Exemplo disso é o Curso Livre de Teatro - projeto pensado, sonhado e alicerçado nos valores do exercício cultural da cidade e da arte teatral, como expressão universal e instrumento transformador.
Segundo a coordenadora do curso, Maria Helena Gomes, com a arte é possível compreender o mundo em qualquer época, em qualquer cultura, até mesmo sob condições adversas. “O ato da criação, o exercício artístico é inerente ao homem. A arte não é apenas um fenômeno estético, mas está incrustada na realidade humana e social, dentro de uma rede complexa de relações. Ser criativo não é garantia de ser criador”, argumenta Maria Helena.
- É preciso o instrumento, a ferramenta de estudo e conhecimento para provocar, promover e estimular a linguagem cênica, na representação e na experimentação, propiciando a interação entre o ato de criar e a arte de representar - destaca.
Para Maria Helena, é importante revelar para os alunos que o teatro demanda outras competências, além de ator e diretor. “Por exemplo: iluminador, figurinista, cenógrafo, cenotécnico, sonoplasta, produtor, designers gráficos, camareira, eletricista, contra regra, enfim, uma vasta gama de possibilidades que, esperamos um dia, ser a realidade de mercado da nossa cidade e região”, fala Helena, que também é vice-presidente da FCJOL.
O Curso Livre de Teatro tem o compromisso de incentivar e estimular o conhecimento, fomentar a cultura e exercitar a prática teatral. Incentivando a descoberta de novos talentos e a formação de novas plateias. Já o Curso de Teatro seqüencial viabiliza todas essas descobertas e descortina um mundo de possibilidades, além do sonho e da magia. Aproximando o homem de duas humanidades.
Já foram apresentadas as peças Tribobó City, de Maria Clara Machado; Histórias, Panos e Lendas, de Wladimir Capela; Ser ou não ser Shakespeare “Fragmentos”; Uma história de Natal, de Charles Dickens; Bailei na Curva, Os sete gatinhos; Jogos de Massagre, Nem Patinho, Nem feio; Os saltimbancos; O boi e o burro no caminho de Belém; A cantora Careca, Eugene Ionesco.
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, acrescenta que a Prefeitura fomenta as práticas culturais em todas as vertentes, tanto na música, quanto na dança e no teatro, dando oportunidade aos jovens de se expressarem, descobrindo talentos e diminuindo os índices de criminalidade, pois a violência e a cultura não dominam o mesmo espaço.
- Além disso, temos uma política de valorização do artista local, sendo todos os investimentos provenientes dos recursos dos royalties do petróleo. Este ano, recebemos o especialista em teledramaturgia Ajax Camacho, que ministrou palestra sobre tecnicas de práticas televisivas para os alunos do curso de teatro e os moradores do Farol e de Santo Eduardo, descentralizando o acesso a cultura - destaca a presidente.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/03/2026 16:40:12 Prefeitura entrega reurbanização da Rua Domingos Viana, no Turfe Clube
- 22/03/2026 12:23:30 Restaurante do Povo será reinaugurado nesta segunda-feira
- 22/03/2026 10:19:55 Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
- 22/03/2026 08:21:46 Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
Prefeitura entrega reurbanização da Rua Domingos Viana, no Turfe Clube
2203 12h23Restaurante do Povo será reinaugurado nesta segunda-feira
2203 10h19Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
2203 08h21Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
2103 19h47Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
4CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















