Notícia no detalhe
Fundação Oswaldo Lima cumpre papel e fomenta a cultura
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima continua cumprindo o seu papel de fomentadora de cultura. Exemplo disso é o Curso Livre de Teatro - projeto pensado, sonhado e alicerçado nos valores do exercício cultural da cidade e da arte teatral, como expressão universal e instrumento transformador.
Segundo a coordenadora do curso, Maria Helena Gomes, com a arte é possível compreender o mundo em qualquer época, em qualquer cultura, até mesmo sob condições adversas. “O ato da criação, o exercício artístico é inerente ao homem. A arte não é apenas um fenômeno estético, mas está incrustada na realidade humana e social, dentro de uma rede complexa de relações. Ser criativo não é garantia de ser criador”, argumenta Maria Helena.
- É preciso o instrumento, a ferramenta de estudo e conhecimento para provocar, promover e estimular a linguagem cênica, na representação e na experimentação, propiciando a interação entre o ato de criar e a arte de representar - destaca.
Para Maria Helena, é importante revelar para os alunos que o teatro demanda outras competências, além de ator e diretor. “Por exemplo: iluminador, figurinista, cenógrafo, cenotécnico, sonoplasta, produtor, designers gráficos, camareira, eletricista, contra regra, enfim, uma vasta gama de possibilidades que, esperamos um dia, ser a realidade de mercado da nossa cidade e região”, fala Helena, que também é vice-presidente da FCJOL.
O Curso Livre de Teatro tem o compromisso de incentivar e estimular o conhecimento, fomentar a cultura e exercitar a prática teatral. Incentivando a descoberta de novos talentos e a formação de novas plateias. Já o Curso de Teatro seqüencial viabiliza todas essas descobertas e descortina um mundo de possibilidades, além do sonho e da magia. Aproximando o homem de duas humanidades.
Já foram apresentadas as peças Tribobó City, de Maria Clara Machado; Histórias, Panos e Lendas, de Wladimir Capela; Ser ou não ser Shakespeare “Fragmentos”; Uma história de Natal, de Charles Dickens; Bailei na Curva, Os sete gatinhos; Jogos de Massagre, Nem Patinho, Nem feio; Os saltimbancos; O boi e o burro no caminho de Belém; A cantora Careca, Eugene Ionesco.
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, acrescenta que a Prefeitura fomenta as práticas culturais em todas as vertentes, tanto na música, quanto na dança e no teatro, dando oportunidade aos jovens de se expressarem, descobrindo talentos e diminuindo os índices de criminalidade, pois a violência e a cultura não dominam o mesmo espaço.
- Além disso, temos uma política de valorização do artista local, sendo todos os investimentos provenientes dos recursos dos royalties do petróleo. Este ano, recebemos o especialista em teledramaturgia Ajax Camacho, que ministrou palestra sobre tecnicas de práticas televisivas para os alunos do curso de teatro e os moradores do Farol e de Santo Eduardo, descentralizando o acesso a cultura - destaca a presidente.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
- 19/12/2025 14:37:39 Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
1912 16h48CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
1912 16h08Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
1912 15h44Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
1912 14h37Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















