Notícia no detalhe
Guarda Ambiental tem balanço anual positivo
Com 357 atendimentos, a Guarda Ambiental, grupamento específico da Guarda Civil Municipal (GCM), tem um saldo positivo das atividades desenvolvidas durante o ano de sua fundação. Criada no dia 5 de junho de 2012, a Guarda Ambiental formou 30 guardas aptos a atuar a favor do meio ambiente, de acordo com o artigo 255 da Lei Federal que institui que gerações presentes e futuras têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
A lei federal também prevê a utilização adequada dos recursos naturais, essenciais à qualidade de vida saudável, dando ao poder público e à coletividade, o dever de defendê-lo e preservá-lo. Segundo o subcomandante da Guarda Ambiental, Sávio Tatagiba, os números mostram que o balanço do ano de 2012 foi positivo.
Dos quase 360 atendimentos realizados pela Guarda Ambiental, 36% foram resgates de animais silvestres, 12% foram solturas, 11% dos trabalhos foram fiscalizações de Áreas de Preservação Ambiental (APA), 7% estão relacionados a maus tratos de animais. Do total de ações, 6% foram apreensões de material de caça. O mesmo número foi de criação irregular de animais, palestras de educação ambiental, poluição dos recursos hídricos e apoio a outros órgãos e secretarias (Postura Municipal, Centro de Controle e Zoonozes, Secretaria Municipal de Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente).
Flagrantes de crimes ambientais compõem 2% das ações realizadas pela Guarda Ambiental. Aterramento de corpos hídricos também representa a parcela de 2% do total. O órgão também capturou 194 animais, entre eles, macacos, pássaros, tamanduás mirins, cágados, cobras, gambás e pássaros de diversas espécies. Todas as apreensões de animais executadas pela Guarda Ambiental têm parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Animais, da Universidade Estadual do Norte Fluminsense Darcy Ribeiro (Uenf). Na Uenf os veterinários avaliam os animais e depois de recuperados, dependendo das condições, realizam soltura ou os encaminham para um criadouro apropriado ou zoológico.
- Nossa meta para o ano de 2013 é aumentar o efetivo da Guarda Ambiental e atender toda a demanda. Assim como a cidade de Campos, as prefeituras vêm sendo incentivadas pelo governo do Estado a criarem Guardas Ambientais para dar apoio aos órgãos que trabalham na proteção dos recursos naturais. Em contrapartida, o governo Estadual disponibiliza de uma verba direcionada ao município, para a realização deste trabalho. Além do incentivo estadual, também cumprimos a Lei Federal que institui a proteção ao meio ambiente para preservação direcionada às futuras gerações – destaca Tatagiba.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/04/2026 14:01:44 CCZ apreendeu mais de 350 animais de grande porte entre 2025 e março deste ano
- 05/04/2026 13:50:11 Alunos de Psicologia do Isecensa conhecem projeto de cuidado psicossocial
- 05/04/2026 13:07:13 Aulas de violão no Palácio da Cultura começam na próxima segunda com grande procura
- 05/04/2026 11:32:21 Implantação de Lavouras com foco na Cafeicultura em palestra na próxima terça
- 04/04/2026 14:02:57 “Vem pro Lagamar” movimenta a praia de Farol neste Domingo de Páscoa
CCZ apreendeu mais de 350 animais de grande porte entre 2025 e março deste ano
0504 13h50Alunos de Psicologia do Isecensa conhecem projeto de cuidado psicossocial
0504 11h32Implantação de Lavouras com foco na Cafeicultura em palestra na próxima terça
0404 14h02“Vem pro Lagamar” movimenta a praia de Farol neste Domingo de Páscoa
0404 08h13Procissão do Senhor Morto marca tradição da Sexta-feira da Paixão
Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
2Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
3Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
4Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
5Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos
6Regularização de RPA’s inicia com edital da Educação em cumprimento ao TAG do TCE




















