Notícia no detalhe
Guarda Ambiental tem balanço anual positivo
Com 357 atendimentos, a Guarda Ambiental, grupamento específico da Guarda Civil Municipal (GCM), tem um saldo positivo das atividades desenvolvidas durante o ano de sua fundação. Criada no dia 5 de junho de 2012, a Guarda Ambiental formou 30 guardas aptos a atuar a favor do meio ambiente, de acordo com o artigo 255 da Lei Federal que institui que gerações presentes e futuras têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
A lei federal também prevê a utilização adequada dos recursos naturais, essenciais à qualidade de vida saudável, dando ao poder público e à coletividade, o dever de defendê-lo e preservá-lo. Segundo o subcomandante da Guarda Ambiental, Sávio Tatagiba, os números mostram que o balanço do ano de 2012 foi positivo.
Dos quase 360 atendimentos realizados pela Guarda Ambiental, 36% foram resgates de animais silvestres, 12% foram solturas, 11% dos trabalhos foram fiscalizações de Áreas de Preservação Ambiental (APA), 7% estão relacionados a maus tratos de animais. Do total de ações, 6% foram apreensões de material de caça. O mesmo número foi de criação irregular de animais, palestras de educação ambiental, poluição dos recursos hídricos e apoio a outros órgãos e secretarias (Postura Municipal, Centro de Controle e Zoonozes, Secretaria Municipal de Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente).
Flagrantes de crimes ambientais compõem 2% das ações realizadas pela Guarda Ambiental. Aterramento de corpos hídricos também representa a parcela de 2% do total. O órgão também capturou 194 animais, entre eles, macacos, pássaros, tamanduás mirins, cágados, cobras, gambás e pássaros de diversas espécies. Todas as apreensões de animais executadas pela Guarda Ambiental têm parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Animais, da Universidade Estadual do Norte Fluminsense Darcy Ribeiro (Uenf). Na Uenf os veterinários avaliam os animais e depois de recuperados, dependendo das condições, realizam soltura ou os encaminham para um criadouro apropriado ou zoológico.
- Nossa meta para o ano de 2013 é aumentar o efetivo da Guarda Ambiental e atender toda a demanda. Assim como a cidade de Campos, as prefeituras vêm sendo incentivadas pelo governo do Estado a criarem Guardas Ambientais para dar apoio aos órgãos que trabalham na proteção dos recursos naturais. Em contrapartida, o governo Estadual disponibiliza de uma verba direcionada ao município, para a realização deste trabalho. Além do incentivo estadual, também cumprimos a Lei Federal que institui a proteção ao meio ambiente para preservação direcionada às futuras gerações – destaca Tatagiba.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 19:24:53 Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
0809 16h32Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira