Notícia no detalhe
Campos preparada para ganhar Unidade de Distribuição de Alimentos
O município de Campos já está mobilizado para receber a primeira Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAAF) do estado do Rio de Janeiro e a segunda da Região Sudeste, levando-se em conta que somente o Estado de São Paulo conta com uma unidade deste tipo. Este é um programa do governo federal, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, através da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com contrapartida da prefeitura que, por sua vez, também ficará responsável pela construção e gestão da unidade.
Nesta terça-feira (08), a secretária municipal da Família e Assistência Social, Izaura Freire, se reuniu com o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo, além de equipes de trabalho, para traçar os primeiros passos visando à implantação da Unidade. A intenção dos secretários é criar um comitê para discutir essa implantação, reunindo outras secretarias, além de universidades afins, associações de moradores, entre outros que trabalham com a terra.
A UADAAF é um espaço físico estruturado e equipado, com a finalidade de auxiliar o desenvolvimento de atividades de distribuição dos gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar, em especial os adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), E, ainda, tem a finalidade de apoiar à comercialização direta da produção de alimentos da agricultura familiar nos mercados locais e regionais, visando o desenvolvimento de projetos de inclusão social e produtiva.
Nas UADAAF os gêneros alimentícios passam pelas etapas de triagem, higienização, separação, processamento (opcional) e acondicionamento. A partir daí, são distribuídos, sendo destinados preferencialmente ao abastecimento da Rede de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional (Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares) e da rede pública de ensino, além de outros programas sociais geridos pelo poder público e entidades sócio-assistenciais.
Em dezembro passado, a Prefeita Rosinha Garotinho assinou contrato com a Caixa Econômica Federal, para liberação do recurso destinado à Unidade. Agora o programa entrará em fase de licitação e a previsão é de que seja inaugurada em dezembro.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18