Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha assume Ompetro e defende união pelos royalties
Eleita por unanimidade presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), pela segunda vez, a prefeita Rosinha Garotinho iniciou seu mandato defendendo que haja união em defesa dos royalties. Um de seus primeiros passos será buscar uma associação com os municípios produtores de petróleo do Espírito Santo e integrar todas as cidades fluminenses num mesmo objetivo. A eleição para a Ompetro foi realizada nesta quinta-feira (10), na Fundação de Desenvolvimento Norte Fluminense (Fundenor), em Campos, com a participação de prefeitos e vices ligados à organização e de representantes de municípios do estado.
- Vamos continuar com a nossa luta unindo forças. Vamos convidar outros prefeitos para participarem e buscar nos associarmos aos municípios do Espírito Santo. Existem ações políticas e jurídicas, e nós queremos atuar nas duas -, disse a nova presidente da Ompetro. No Estado do Rio de Janeiro, Rosinha adiantou que pretende convidar até mesmo os municípios considerados limítrofes para se unirem aos produtores.
Outra preocupação demonstrada pela prefeita Rosinha foi a questão da participação especial, compensação paga pelas empresas petrolíferas nos casos de grande volume de produção ou rentabilidade, os municípios produtores recebem 10%. A prefeita afirmou que a participação especial é uma compensação, pois o ICMS do petróleo não é pago na origem e, sim, no destino. “A participação especial não pode acabar sem que seja devolvido o ICMS”, alertou Rosinha. A proposta de pôr fim à participação especial do petróleo é defendida pela presidente Dilma Rousseff.
Eleição – Rosinha Garotinho substitui o ex-prefeito de Macaé, Riverton Mussi. Ela vai presidir a Ompetro no biênio 2013/2014. A diretoria da organização é formada ainda por um vice, o prefeito de Carapebus, Amaro Fernandes; tesoureiro, prefeito de Quissamã, Octávio Carneiro; 1º secretário, Doutor Aluísio, prefeito de Macaé e 2º secretário, prefeito de Casemiro de Abreu, Antônio Marcos. Participaram também da reunião, representantes de São João da Barra e Búzios, assim como o ex-presidente, Riverton Mussi, que passou o cargo à prefeita de Campos. No início do primeiro mandato, a prefeita Rosinha também presidiu a instituição e, em 2011, passou a ser vice-presidente.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















