Notícia no detalhe
Agricultura inicia limpeza de canais e bebedouros
A Secretaria de Agricultura e Pesca iniciou esta semana a limpeza do Canal Sairu (antigo Canal do Wilson), na localidade de Mulaco, e de bebedouros de gado, na Baixada Campista. O objetivo do trabalho é levar água para os produtores rurais que estão sendo atingidos pela seca na região e garantir que o gado tenha água para sobreviver. Segundo o subsecretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Alves, as máquinas estão trabalhando no canal para retirar a vegetação que impede a passagem da água e a lama no fundo do canal, amenizando os efeitos da seca na região.
Com os trabalhos, o Canal do Sairu já está com um quilômetro de extensão totalmente limpo. “Com a limpeza do Canal do Sairu, estão sendo beneficiados os assentamentos de Ilha Grande, Che Guevara e as localidades de Marrecas e Mulaco”, informou o subsecretário.
- Estamos em uma situação de emergência. Precisamos minimizar os efeitos da seca nas regiões de produção agrícola e de pecuária. O Canal Sairu é um dos pontos de estrangulamento, onde há obstrução. Os trabalhos prosseguem até a próxima semana – explicou Eduardo Alves.
Na limpeza de bebedouros, os trabalhos estão sendo realizados nas localidades de São Martinho, Olhos D’água e Baixa Grande, por onde a limpeza começou, também, na Baixada. “ A limpeza dos canais e dos bebedouros é um trabalho integrado. Com a limpeza dos bebedouros, é possível favorecer o surgimento de água nova para os animais. Em alguns casos, a seca é tão grande que o surgimento de água não acontece pelo rebaixamento do lençol freático devido a três anos de índice pluviométrico abaixo do esperado”, esclarece.
- Em 2007, 2008 e 2009, choveu bem. De 2010 para cá, temos tido pouca chuva e muito vento, o que resseca o solo e desidrata as plantas, dificultando os novos plantios porque não é possível preparar o solo. As plantas começam a perder umidade para o ambiente e buscam água no subsolo. Não tendo este abastecimento hídrico pelo solo, ela acaba morrendo – finaliza Eduardo Alves.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18