Notícia no detalhe
Caminho de Santo Amaro: mais de 20 igrejas centenárias
Um percurso de fé e muita história é o que romeiros encontram ao percorrer o Caminho de Santo Amaro, trajeto com mais de 20 igrejas centenárias entre Campos e o distrito que leva o nome do Padroeiro da Baixada Campista, onde acontece a tradicional festa que, este ano, completa a 270ª edição. Desde 2009, a Prefeitura de Campos, através do Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep), monta uma estrutura para romeiros que fazem a pé o caminho de quase 40 quilômetros de extensão.
Este ano, através da Empresa Municipal de transportes (Emut), o Caminho de Santo Amaro ganhou sinalização com placas bilíngue. O marco zero do Caminho de Santo Amaro, que faz parte do calendário do turismo religioso de Campos, é a Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos.
- A começar do marco zero, são mais de 20 igrejas centenárias, bi e tricentenárias. É de uma riqueza histórica ímpar porque conta a história do município. O Caminho de Santo Amaro é um resgate do turismo religioso porque o município tem a vocação do turismo cultural. Estamos valorizando a cultura popular -, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves, que também vai participar do Caminho de Santo Amaro.
Segundo a diretora de Turismo da Sedep, Ana Neri Alvarenga, foram montadas, durante o percurso, duas tendas de acolhimento para os romeiros: a primeira na rotatória do BPRv, na Estrada dos Ceramistas, e outra em Mineiros, na Baixada Campista. “Na primeira tenda, serão oferecidos água, frutas para repor as energias e atendimento médico. Também teremos ambulância no percurso. Em Mineiros, também, vamos oferecer um brinde de Santo Amaro”, informa Ana Neri, acrescentando que a Guarda Civil Municipal também está atuando para garantir a segurança do trajeto.
A diretora de Turismo explica que, neste percurso, está a igreja mais antiga da cidade, que é a Capela de Nossa Senhora do Rosário de Donana, do final do século XVII. “Também temos outras de igual importância, que podem ser percorridas de carro, como a Capela de Santo Inácio de Loyola, em Tócos, uma construção do Século XVIII, que tem sua história guardada no Arquivo Público Municipal”, acrescenta.
Durante o trajeto, também, será distribuída folheteria, em parceria com a Secretaria de Cultura, contando a história de Santo Amaro, escrita pelo secretário de Cultura, Orávio de Campos, além de mostrar o roteiro cultural. “Todo este trabalho vem sendo feito em parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Emut, Fundação Cultural, secretarias de Cultura, Comunicação, Saúde, Serviços Públicos, Guarda Civil Municipal e Campos Luz”, finaliza Ana Neri.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/12/2024 18:42:05 Farol: Prefeitura e Sesc-RJ divulgam shows de janeiro do “Verão 2025”
- 26/12/2024 17:41:47 Prefeito assina contrato com a Caixa para construção de 400 casas em Donana
- 26/12/2024 17:10:54 Secretarias em alerta para a possibilidade de mais chuva nos últimos dias do ano
- 26/12/2024 16:42:24 Verão 2025: Limpeza Pública presente em Farol e Lagoa de Cima
- 26/12/2024 16:23:53 Atleta do sub-14 do Flamengo visita escola municipal do Parque Santa Rosa
Farol: Prefeitura e Sesc-RJ divulgam shows de janeiro do “Verão 2025”
2612 17h10Secretarias em alerta para a possibilidade de mais chuva nos últimos dias do ano
2612 17h41Prefeito assina contrato com a Caixa para construção de 400 casas em Donana
2612 16h42Verão 2025: Limpeza Pública presente em Farol e Lagoa de Cima
2612 16h23Atleta do sub-14 do Flamengo visita escola municipal do Parque Santa Rosa
Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
2Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
3Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
4Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
5Prazo para autoavaliação funcional começou nesta segunda-feira
6Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores