Notícia no detalhe
Mutirão de combate à dengue nos quatro cantos do município
De acordo com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), do final de dezembro até hoje, em Campos, ficou constatado que a grande maioria dos focos da dengue está dentro das casas (79,5%), elevando a taxa do índice de infestação de 1.6 para 1.9. O Centro de Referência da Dengue (CRD) local passa, a partir daí, a fazer balanço semanal do número de casos da doença, para que os dados acompanhem os notificados e divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde.
O Secretário de Saúde de Campos, Geraldo Venâncio, participou do lançamento da campanha “Rio contra a Dengue 2013”, nesta terça-feira (15). “Campos conta com uma Sala de Situação da Dengue, que faz o monitoramento dos casos em tempo real e tem sido essencial para o município, que conseguiu evitar epidemias. Se, por exemplo, há três casos notificados de dengue em determinada rua, o CCZ realiza o bloqueio do mosquito transmissor naquele perímetro, com a visita dos agentes, o controle aeroespacial do vetor por fumacês e, ainda, com o acompanhamento das condições clínicas das pessoas que tiveram a doença”, disse o secretário.
Ações e orientações – Nesta sexta-feira (18), a Prefeitura de Campos reúne diversas secretarias em um grande mutirão de combate à dengue em Farol de São Thomé. O próximo será em Morro Coco, Conselheiro Josino e áreas próximas e, ainda, em fevereiro, um outro acontecerá em toda a região de Guarus.
O secretário de Saúde orienta a população a aderir aos “10 minutos contra a dengue”, tirando este tempo toda a semana para verificar os quintais de suas casas e frisa que, quando apresentarem os sintomas da doença, as pessoas não devem ir direto ao Centro de Referência da Dengue. “Todas as 72 Unidades Básicas de Saúde de Campos e os Postos de Urgência possuem estrutura para atender, fazer o exame de sangue e tratar o paciente com suspeita de dengue (o tratamento é a hidratação). Havendo necessidade, o médico encaminhará o paciente ao CRD”, acrescentou.
Os exames para diagnóstico da dengue são feitos em Campos e para determinar o sorotipo da doença, são encaminhados a Fiocruz, no Rio. O resultado do exame de sorotipagem leva, em média, sete dias. A notificação dos casos também é feita semanalmente, junto à Secretaria Estadual de Saúde. “Para que os dados do CRD e do CCZ acompanhem os dados oficiais do Estado, a Secretaria de Saúde de Campos divulgará um balanço toda quarta-feira”, informa o diretor do Centro de Referência, Luiz José de Souza.
Sobre a evolução do índice de infestação do mosquito da dengue de 1.6 para 1.9, o diretor do CCZ diz que o resultado já era previsto. “Corresponde a um período de férias, com muitos imóveis fechados e larvas do Aedes aegypti eclodindo e permitindo a proliferação do mosquito transmissor. O CCZ realiza durante o ano inteiro as ações de controle da dengue e, agora, esperamos contar de novo com a população para evitar surtos da doença, como ocorre hoje em Morro do Coco”, alerta César Salles.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18