Notícia no detalhe
Fundecam leva Programa de Microcrédito ao Farol
Para levar a menor taxa de juros do país aos munícipes, o Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam) esteve nesta quinta-feira (17), na praia campista Farol de São Thomé, com o programa Fundecam Solidário. Os Agentes Municipais de Empreendedorismo (AME) estabeleceram um ponto fixo na praia, no estande da Biblioteca Nilo Peçanha, e se dividiram para percorrer os principais comércios, a fim de oferecer a taxa de crédito da prefeitura, em parceria com a Caixa Econômica Federal.
Durante o caminho na orla da praia, os agentes puderam perceber que, através de outras visitas feitas no local anteriormente, alguns pontos de comércio já apresentaram melhorias significativas, através do empréstimo que buscaram, como é o caso de Joel Miguel Pereira, de 67 anos, que há oito anos tem uma lanchonete na praia.
- Melhorou muito meu comércio depois que busquei o empréstimo no Fundecam. O que nos atrai é o bom atendimento e porque sabemos também que as melhorias poderão nos render mais clientes. Depois de comprados novos balcões e ter feito uma pintura na lanchonete, percebemos que cada vez mais pessoas vem até nós e nossos clientes sempre elogiam as melhorias que fizemos aqui. Nosso empréstimo já está quase liquidado e depois vamos receber a equalização, o que é muito bom também - destaca Joel.
A equalização é um dos motivos pelos quais o Fundecam Solidário é um sucesso, já que a prefeitura de Campos, devolve parte dos juros, caso a pessoa que buscou o empréstimo pague o mesmo em dia. A Caixa Econômica Federal, parceiro do programa, estabelece os limites de crédito e libera de acordo com cada caso, cobrando 8% de juros em cima do valor emprestado. Caso o empréstimo for pago em dia, o Fundecam devolve 6% deste juros, o que significa que o valor total de juros chega a 2% ao ano.
O superintendente de Microcrédito do Fundecam, Elimar Knush, acompanhou os trabalhos feitos em Farol de São Tomé e relata que este é uma ação contínua, onde há o estabelecimento de metas, onde quanto mais pessoas for beneficiadas, melhor para estas, pois têm a oportunidade de aderir à menor taxa de juros do país, além de ser benéfico para o município, já que este estimula o crescimento da cidade através dos microempreendedores. “Antes nossa meta era valores, agora, trabalhamos com a possibilidade de quanto mais pessoas atendidas, melhor, de acordo com nosso planejamento estratégico”, pontua.
Uma das pessoas que também recebeu os Ame no Farol, foi a comerciante Sandra Helena Gomes do Nascimento, de 44 anos, e que a vida toda trabalhou no comércio. “Eu trabalho aqui no Farol nas férias, mas gostaria muito de abrir um comércio em Campos, por isso fiquei com o contato do pessoal do Fundecam, porque sei que esta é uma ótima oportunidade”, destaca Sandra, que há dois anos aluga um comércio no Farol.
Números – Em quase dois anos de Fundecam Solidário, já foram aproximadamente 600 pessoas atendidas, sendo 400 projetos aprovados em 2012 e 198 projetos em 2011, o dobro de operações efetuadas de um ano para outro, cumprindo as metas do Fundecam. Já foram aprovados em crédito mais de 3,500 milhões, com um valor médio de 6 mil por operação. Mais de 1000 postos de trabalhos foram mantidos e 235 foram gerados.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2024 12:40:53 Aberto período de cadastro de professores efetivos para Regime Especial de Trabalho
- 22/11/2024 12:27:32 Obra no novo Hemocentro Regional de Campos avança
- 22/11/2024 10:22:40 Campos lidera no atendimento a microempreendedores no estado do Rio
- 22/11/2024 09:39:08 “Gente é Para Brilhar” no dia 29 na Escola Francisco Faria Barbosa
- 22/11/2024 08:35:50 Defesa Civil recebeu mais de mil chamados de remoção de árvores apenas neste ano
Aberto período de cadastro de professores efetivos para Regime Especial de Trabalho
2211 12h27Obra no novo Hemocentro Regional de Campos avança
2211 10h22Campos lidera no atendimento a microempreendedores no estado do Rio
2211 09h39“Gente é Para Brilhar” no dia 29 na Escola Francisco Faria Barbosa
2211 08h35Defesa Civil recebeu mais de mil chamados de remoção de árvores apenas neste ano
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação