Notícia no detalhe
Belezas do Farol encantam visitantes do Verão da Família
Quem provou, aprovou e pediu bis. Pelo menos foi o que garantiu o aposentado Benedito Manhães de Azevedo, 80 anos, que na manhã deste domingo (20), participou de mais uma edição do Projeto Ecotur – Farol 2013, uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento e Petróleo e o grupo de Pesquisa Sala Verde Campos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). O passeio acontece aos domingos, de 9h às 12h.
Acompanhado da esposa, Elma de Souza Azevedo, 70, Benedito conheceu uma parte da orla do Farol de São Tomé que não lhe foi apresentada no Verão passado, quando, pela primeira vez, embarcou no ônibus da SMMA rumo a um roteiro rico de belezas naturais, sociais e históricas. Eles estavam no grupo de 18 pessoas que, guiados pelo professor de Geografia do IFF, José Maria Ribeiro Miro, percorreram o trecho entre o estande da SMMA, na Aldeia do Sol, e o mangue Maria Rosa, no limite Campos-São João da Barra, no Açu. Muitos dos visitantes eram veranistas, acompanhados de familiares e amigos.
- Adoramos o passeio. O mangue Maria da Rosa é lindo! – opinou maravilhada Elma sob os olhares confirmativos do marido.
Moradora da cidade do Rio, a contadora Carmem Angélica Ferreira Freire, 53, teve as companhias da mãe, a aposentada Marinildes Iolete Ferreira Freire, 76, e das amigas, a maranhense Consolação e a carioca Antônia Gorete para o primeiro passeio pelo Ecotur.
- Costumo veranear no Farol, mas é a primeira vez que a vontade de interagir me levou a me inscrever para o passeio do Ecotur. Estou gostando de tudo, mas acho que poderia acontecer também durante a baixa temporada, o ano todo – sugeriu Carmem Angélica.
As inscrições para o passeio podem ser feitas de segunda a sábado, de 9h às 17h, no estande da SMMA, situada à Avenida Atlântica, na Aldeia do Sol. As vagas são limitadas.
A cada domingo, o projeto contempla um trecho da orla. Segundo o professor José Maria, o roteiro foi dividido de forma a mostrar os lugares e ecossistemas que a praia possui, proporcionando às pessoas um outro olhar da orla do Farol que, segundo ele, é um cenário tão rico em belezas naturais, sociais e históricas.
- No próximo domingo (27), vamos sair do estande da SMMA em direção ao Mangue de Carapeba, no limite Campos-Quissamã, em Barra do Furado. Neste trecho, temos como atrativos a Casa de Madeira, os quiosques, a Colônia de Pescadores Z-19, Igreja e Farol de São Tomé, o São Tomé Praia Clube, Aldeia do Sol, o Camping Municipal, Lagamar, Alambique do Leley, Mangue da Carapeba, Barra do Furado e Terminal Pesqueiro – enumerou José Maria.
No domingo (02), o roteiro seguirá em direção ao Mangue Maria da Rosa. Saindo do estande da SMMA, o grupo visitará o Náutico e Cruzeiro, Igreja de Nossa Senhora das Rosas, Dona Xepa, Vila do Sol, Casa das Pedras, Farolzinho, Área de Preservação Ambiental (APA) do Xexé e o Mangue Maria da Rosa.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/11/2025 09:46:17 Ações focam a prevenção de mortes por doenças cardiovasculares e cerebrovasculares
- 01/11/2025 09:28:18 Cine Murundu: Alunos promovem curta com história de localidade
- 01/11/2025 08:32:57 Trânsito sofrerá alterações em virtude do Dia de Finados
- 31/10/2025 16:58:36 Prefeito visita obra de ampliação do pronto-socorro do HFM antes de inauguração
- 31/10/2025 12:21:28 Meia Noite no Museu: Pulseiras de acesso ao evento podem ser retiradas nesta sexta
Ações focam a prevenção de mortes por doenças cardiovasculares e cerebrovasculares
0111 09h28Cine Murundu: Alunos promovem curta com história de localidade
0111 08h32Trânsito sofrerá alterações em virtude do Dia de Finados
3110 16h58Prefeito visita obra de ampliação do pronto-socorro do HFM antes de inauguração
3110 12h21Meia Noite no Museu: Pulseiras de acesso ao evento podem ser retiradas nesta sexta
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















