Notícia no detalhe
Educação lança projeto de leitura para o 2º segmento dia 5
O projeto “Ler é descobrir novos mundos: Múltiplos olhares e diferentes histórias” será lançado no dia 5 de fevereiro, na abertura do Encontro Pedagógico. O evento marca o início das atividades do ano letivo pela Secretaria Municipal de Educação (Smec). O evento vai acontecer às 8h, no auditório da Universidade Estácio de Sá. O projeto é voltado para os alunos do 2º segmento do ensino fundamental (6º ao 9º anos). Os livros ficarão à disposição nas bibliotecas. A informação é da secretária Joilza Abreu.
Outra novidade anunciada pela secretária de Educação é que alguns autores destes livros serão apresentados aos professores de língua portuguesa da rede. “Todos os professores da rede municipal de ensino irão se beneficiar das obras, que passam a fazer parte do acervo das bibliotecas municipais, pela riqueza de possibilidades pedagógicas que se abrem para a prática leitora e seus registros”, destaca.
O lançamento do projeto contará com a presença dos autores. Já estão confirmadas as participações de Patrícia Barboza, autora do livro “As Mais”; Sérgio Klen, autor de “Os Gêmeos Deslocados; Alcides Goulart, autor de “Criativa Até Demais”; e Caroline Estrella, autora do livro “Garota Apaixonada em Férias”. O evento deverá receber cerca de 100 professores de Língua Portuguesa da rede municipal, segundo a diretora do Departamento Pedagógico da Smec, Andréa Soares Manhães.
A rede municipal possui 35 escolas com turmas do 2º segmento. Cada unidade irá receber uma minibiblioteca com 65 livros paradidáticos. A proposta do investimento é possibilitar que todos os alunos deste segmento leiam as mesmas obras literárias. “A intenção que move o projeto é possibilitar que todos os professores desenvolvam ações pedagógicas voltadas para a leitura, o registro de ideias, pensamentos e visões, oportunizando que os alunos conheçam os autores e suas obras, estimulando a formação de novos leitores”, ressaltou a coordenadora de Língua Portuguesa do 2º segmento da rede municipal, Alba Gomes Alves Rosa.
O investimento possibilitou a aquisição de mais de 2.500 obras de diversos autores que escrevem para o público adolescente. Alba também ressaltou que o município adquiriu outros dois livros: Os Gêmeos Deslocados, de Sérgio Klein; e Criativa Até Demais, de Alcides Goulart. “Além da minibiblioteca, cada aluno do 6° ano irá receber estes dois livros. O primeiro será trabalhado no primeiro semestre e o outro, no segundo”, informou a coordenadora.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2025 17:39:34 Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
- 10/01/2025 16:50:51 Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
- 10/01/2025 16:15:36 MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
- 10/01/2025 15:44:31 Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
- 10/01/2025 13:55:26 Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
1001 16h50Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
1001 16h15MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
1001 15h44Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
1001 13h55Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira