Notícia no detalhe
Educação lança projeto de leitura para o 2º segmento dia 5
O projeto “Ler é descobrir novos mundos: Múltiplos olhares e diferentes histórias” será lançado no dia 5 de fevereiro, na abertura do Encontro Pedagógico. O evento marca o início das atividades do ano letivo pela Secretaria Municipal de Educação (Smec). O evento vai acontecer às 8h, no auditório da Universidade Estácio de Sá. O projeto é voltado para os alunos do 2º segmento do ensino fundamental (6º ao 9º anos). Os livros ficarão à disposição nas bibliotecas. A informação é da secretária Joilza Abreu.
Outra novidade anunciada pela secretária de Educação é que alguns autores destes livros serão apresentados aos professores de língua portuguesa da rede. “Todos os professores da rede municipal de ensino irão se beneficiar das obras, que passam a fazer parte do acervo das bibliotecas municipais, pela riqueza de possibilidades pedagógicas que se abrem para a prática leitora e seus registros”, destaca.
O lançamento do projeto contará com a presença dos autores. Já estão confirmadas as participações de Patrícia Barboza, autora do livro “As Mais”; Sérgio Klen, autor de “Os Gêmeos Deslocados; Alcides Goulart, autor de “Criativa Até Demais”; e Caroline Estrella, autora do livro “Garota Apaixonada em Férias”. O evento deverá receber cerca de 100 professores de Língua Portuguesa da rede municipal, segundo a diretora do Departamento Pedagógico da Smec, Andréa Soares Manhães.
A rede municipal possui 35 escolas com turmas do 2º segmento. Cada unidade irá receber uma minibiblioteca com 65 livros paradidáticos. A proposta do investimento é possibilitar que todos os alunos deste segmento leiam as mesmas obras literárias. “A intenção que move o projeto é possibilitar que todos os professores desenvolvam ações pedagógicas voltadas para a leitura, o registro de ideias, pensamentos e visões, oportunizando que os alunos conheçam os autores e suas obras, estimulando a formação de novos leitores”, ressaltou a coordenadora de Língua Portuguesa do 2º segmento da rede municipal, Alba Gomes Alves Rosa.
O investimento possibilitou a aquisição de mais de 2.500 obras de diversos autores que escrevem para o público adolescente. Alba também ressaltou que o município adquiriu outros dois livros: Os Gêmeos Deslocados, de Sérgio Klein; e Criativa Até Demais, de Alcides Goulart. “Além da minibiblioteca, cada aluno do 6° ano irá receber estes dois livros. O primeiro será trabalhado no primeiro semestre e o outro, no segundo”, informou a coordenadora.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18