Notícia no detalhe
Educação lança projeto de leitura para o 2º segmento dia 5
O projeto “Ler é descobrir novos mundos: Múltiplos olhares e diferentes histórias” será lançado no dia 5 de fevereiro, na abertura do Encontro Pedagógico. O evento marca o início das atividades do ano letivo pela Secretaria Municipal de Educação (Smec). O evento vai acontecer às 8h, no auditório da Universidade Estácio de Sá. O projeto é voltado para os alunos do 2º segmento do ensino fundamental (6º ao 9º anos). Os livros ficarão à disposição nas bibliotecas. A informação é da secretária Joilza Abreu.
Outra novidade anunciada pela secretária de Educação é que alguns autores destes livros serão apresentados aos professores de língua portuguesa da rede. “Todos os professores da rede municipal de ensino irão se beneficiar das obras, que passam a fazer parte do acervo das bibliotecas municipais, pela riqueza de possibilidades pedagógicas que se abrem para a prática leitora e seus registros”, destaca.
O lançamento do projeto contará com a presença dos autores. Já estão confirmadas as participações de Patrícia Barboza, autora do livro “As Mais”; Sérgio Klen, autor de “Os Gêmeos Deslocados; Alcides Goulart, autor de “Criativa Até Demais”; e Caroline Estrella, autora do livro “Garota Apaixonada em Férias”. O evento deverá receber cerca de 100 professores de Língua Portuguesa da rede municipal, segundo a diretora do Departamento Pedagógico da Smec, Andréa Soares Manhães.
A rede municipal possui 35 escolas com turmas do 2º segmento. Cada unidade irá receber uma minibiblioteca com 65 livros paradidáticos. A proposta do investimento é possibilitar que todos os alunos deste segmento leiam as mesmas obras literárias. “A intenção que move o projeto é possibilitar que todos os professores desenvolvam ações pedagógicas voltadas para a leitura, o registro de ideias, pensamentos e visões, oportunizando que os alunos conheçam os autores e suas obras, estimulando a formação de novos leitores”, ressaltou a coordenadora de Língua Portuguesa do 2º segmento da rede municipal, Alba Gomes Alves Rosa.
O investimento possibilitou a aquisição de mais de 2.500 obras de diversos autores que escrevem para o público adolescente. Alba também ressaltou que o município adquiriu outros dois livros: Os Gêmeos Deslocados, de Sérgio Klein; e Criativa Até Demais, de Alcides Goulart. “Além da minibiblioteca, cada aluno do 6° ano irá receber estes dois livros. O primeiro será trabalhado no primeiro semestre e o outro, no segundo”, informou a coordenadora.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira