Notícia no detalhe
Agricultura segue com intervenções em canais e bebedouros
A secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com a Defesa Civil, está realizando intervenções emergenciais em vários canais secundários do município. O secretário Eduardo Crespo explica que cada canal tem sua peculiaridade e, por isso, diferentes ações têm que ser realizadas. Além do Canal do Parque Prazeres e do Sairu, também está prevista a limpeza dos Canais Cambaíba, Coqueiro e Quitinguta.
Ele explica que no Canal do Vigário (que tem ligação direta com a Lagoa do Campelo), próximo à Usina São João, a intervenção é para evitar inundação das bacias que recebem águas fluviais do Parque Prazeres. Com esta intervenção, a água vai para o Canal de Campelo. A outra intervenção é no Canal de Cambaíba, que também está obstruído. “A limpeza vai permitir que a água siga seu curso normal até o Canal São Bento, sem prejudicar comunidades próximas”, informou Eduardo, acrescentando que esta é uma forma de aumentar a vazão do São Bento para facilitar a chegada de água na Baixada Campista.
No Canal do Coqueiro, o excesso de vegetação aquática impede a passagem de água. “Estamos com uma máquina (como se fosse um caminhão reboque) sendo utilizada em vários canais. Além disso, também estamos realizando limpeza de bebedouros em Morro do Coco, Imbé, Santa Maria, Vila Nova e Lagoa de Cima”, acrescentou.
- No Canal de Quitinguta, prejudicado com a salinização no Porto o Açu, a necessidade é de limpeza de tabua. O trecho de Campos, que teria que ser limpo pelo Inea, está com moitas grandes de tabua e, em outros trechos, de aguapés - esclarece, acrescentando que a secretaria, também, está atendendo às primeiras demandas de preparo do solo para iniciar o plantio de algumas culturas em fevereiro e março.
Através de um trabalho conjunto entre as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Defesa Civil, foi feita a identificação da questão ambiental e da seca dos recursos hídricos. “Estamos querendo aproveitar o nível do Rio Paraíba, que subiu bem, para realimentar os recursos hídricos da Baixada Campista, através dos canais. Isso tem sido feito de forma regular para evitar inundações”, finaliza Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18