Notícia no detalhe
Prefeitura intensifica ações na Vila Menezes e Novo Jóquei
Os secretários municipais de Saúde, Geraldo Venâncio; e de Defesa Civil, Henrique Oliveira, definiram nesta quinta-feira (24) as próximas ações para atendimento aos moradores da Vila Menezes e Novo Jóquei, bairros que tiveram as ruas alagadas por conta da abertura do Canal Cambaíba, pelo Inea, na última terça-feira (22). Henrique informou que nesta sexta-feira (25), as ruas estarão secas, facilitando a atuação das Secretarias de Saúde e Serviços Públicos.
O secretário de Saúde explicou que desde a abertura da comporta, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que já desenvolve trabalho preventivo nos dois bairros, vem monitorando a situação no local e orientando os moradores, através dos agentes de endemia.
- A preocupação dos moradores com a dengue foi logo descartada, porque os agentes verificaram que as larvas de mosquito encontradas são de Culex (mosquito que não transmite dengue). Porém, mesmo se tratando de um mosquito comum, foram tomadas medidas, como a inserção, nas áreas alagadas, de girinos, predadores naturais das larvas, e a utilização de fumacê. O coordenador municipal de Combate à Dengue, Eufrázio Lisboa, também me informou que quanto aos problemas com roedores, era preciso esperar as águas escoarem, para uma ação do CCZ, o que acontecerá nesta sexta-feira - disse o secretário.
O superintende de Saúde Coletiva, Charbell Kury, tranquiliza os moradores. Ele disse que do ponto de vista epidemiológico, não houve indicação de necessidade de vacinação especial da população, diferente da que seria indispensável em caso de uma enchente.
- Não se tratou de uma enchente, em que as pessoas ficam imersas em água contaminada e entram em contato, sem perceber, com pedaços de madeira ou ferro, ficando suscetíveis à hepatite A ou tétano. Foi feita uma orientação no sentido de, havendo algum incidente deste tipo, que a pessoa buscasse a Epidemiologia, na Secretaria de Saúde, para ser vacinada. Outra orientação foi para que os moradores evitassem contato com a água e, se o contato com a água não pudesse ser evitado, que lavassem as áreas atingidas, como mãos e pernas, com água e sabão, sempre que possível - informou o superintendente.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
- 27/10/2025 12:08:24 Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
2710 12h08Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
2710 11h03Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















