Notícia no detalhe
Alerta: em caso suspeita de dengue, buscar posto de urgência
O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, voltou a solicitar à população que, em caso de suspeita de dengue, procure um posto de urgência mais próximo de casa. Ele lembra que o atendimento no Centro de Referência da Dengue (CRD) é específico e deve ser encaminhado pelas unidades da rede municipal. Nesta quinta-feira (14), também, foi divulgado o total de casos de dengue registrados em Campos.
- Tivemos 849 casos confirmados, sendo 718 em janeiro e 131 este mês. No mesmo período de 2008, foram registrados 713 casos – disse o secretário, ressaltando ainda que, na ocasião, a situação era mais grave, pois tratava-se de dengue do tipo 3, e a maioria dos casos hemorrágica.
- A busca por atendimento no Centro de Referência da Dengue, inclusive com pessoas com sintomas totalmente diferentes dos da dengue, vem aumentando e isso compromete o atendimento a quem, de fato, precisa do tratamento. O CRD é para atender casos específicos. Ao mesmo tempo, solicitamos também à população que não deixe de vistoriar seus quintais, eliminando os possíveis criadouros do mosquito transmissor, pois os casos estão espalhados por quase todos os bairros de Campos -, disse o secretário.
O diretor do CRD, Luiz José de Souza, faz o mesmo apelo. “A rede de saúde está estruturada para atender à população, promovendo o tratamento primeiro, que é a hidratação. O Centro de Referência lida com os casos já confirmados, com complicações ou de difícil diagnóstico, que são encaminhados pela rede. Estamos atendendo mais de 270 pacientes por dia, sendo que a maioria não é de dengue. Dia 8 deste mês, chegamos a atender 308 pessoas. Lembramos que o aumento do número de casos já era previsto, devido à entrada em circulação em Campos, ano em junho de 2012, do novo sorotipo da dengue. Desde então, o município vem estruturando a assistência para poder atender a todos”, explicou o médico.
- O trabalho de rotina continua em todo município e as ações, que foram intensificadas em pequenos mutirões em Morro do Coco e Conselheiro Josino, serão concluídas terça-feira que vem, dia 19. Vamos considerar o número de casos, a quantidade de terrenos baldios, de imóveis encontrados fechados durante as visitas de rotina dos agentes de controle de endemia, de focos do mosquito transmissor, para desencadear o próximo grande mutirão em uma área em que seja mais necessária a conscientização dos moradores, para um bloqueio epidemiológico mais eficaz -, contou o diretor do CCZ, César Salles.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
- 27/10/2025 12:08:24 Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
2710 12h08Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
2710 11h03Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















