Notícia no detalhe
Curso de biossegurança para profissionais de beleza
O Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do Departamento de Vigilância Sanitária da secretaria municipal de Saúde (Visa-Campos) realizou nesta segunda-feira (25), capacitação em Biossegurança para profissionais dos segmentos de beleza e estética do município. O objetivo do curso, ministrado pela enfermeira Samila Santos e pela educadora sanitária Luciana Abreu, foi orientar cabeleireiros, manicures e outros profissionais da área de beleza e estética sobre licenciamento sanitário e responsabilidade técnica, para garantir o funcionamento dos salões de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- A nossa intenção é orientar os profissionais, prevenindo riscos tanto à saúde do cliente quanto deles próprios. Por isso, alertamos também sobre o não acréscimo de formol às fórmulas utilizadas por eles. Muitos clientes pedem, mas fazemos questão de mostrar aos cabeleireiros os danos que isso pode trazer – explicou a coordenadora Vívian Lanunce Paes.
Os materiais do salão de beleza precisam ser higienizados e trocados com freqüência. Caso contrário, eles são um dos melhores meios de se adquirir doenças e micoses.
Veja algumas dicas de como evitar riscos:
1) Tintas de cabelo e esmaltes. Para quem não sabe, infelizmente, circulam pelo mercado muitos produtos que não estão dentro dos padrões estabelecidos na vigilância sanitária. Sendo assim, é importante tomar cuidado sendo que eles podem causar sérias inflamações. Os produtos que estiverem fora do prazo de vaidade e estiverem sido adulterados também representam um perigo.
2) As lixas de unhas e os alicates podem conter fungos e bactérias de restos de pele que podem ser um verdadeiro veneno para a sua mão e pé. É importante que você tenha o seu próprio kit de beleza, e leve-o sempre ao salão de beleza quando quiser fazer as unhas.
3) Atente também se o salão de beleza que você freqüenta tem alicates e espátulas usadas nas unhas das clientes cuidadas e higienizadas por estufas, lavatórios com toalhas de papel, lixeira com tampa e sabonete líquido, ceras de depilação com registro e aprovação da Anvisa, toalhas de uso individual, bacias com protetor plástico que sejam descartáveis e produtos dentro do prazo de validade.
É sempre importante que os profissionais donos de salão de beleza atentem a esses detalhes, sendo que não podem correr o risco de perder clientes ou mesmo de serem multados em seus estabelecimentos por falta de higiene. “Lembre-se sempre, a prevenção é tudo”, finaliza a enfermeira Samila Santos.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/11/2025 15:51:02 Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
- 15/11/2025 13:41:40 Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
- 15/11/2025 12:18:15 Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
- 15/11/2025 11:52:00 Social + Perto especial pelo Mês da Consciência Negra quarta em Conceição do Imbé
- 15/11/2025 11:22:16 Prefeitura segue com Operação Tapa-Buracos em estradas e bairros do município
Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
1511 13h41Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
1511 09h21Obras do novo centro cirúrgico do Hospital Ferreira Machado avançam
1511 09h01Mutirão da Trabalhadora Rural encerra com sucesso e números expressivos
1511 12h18Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















