Notícia no detalhe
Comdim lembra os 81 anos do voto feminino no Brasil
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) realizou nesta terça-feira (26) um encontro para lembrar os 81 anos do sufrágio feminino no Brasil, comemorado no dia 24 de fevereiro. A reunião aconteceu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a participação da secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire; e da secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares. Na ocasião, foram apresentados vídeos que lembraram a luta da mulher pelo direito ao voto.
A presidente do Comdim, Margarida Estela Mendes do Nascimento, destacou a importância da conquista para a mulher. “Este foi um grande avanço para a mulher, como cidadã, e por isso, este dia não poderia ser esquecido. Estamos também, fazendo um repúdio ao projeto de lei que coloca em risco os avanços do movimento feminista, como a lei Maria da Penha”, disse.
Para a secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, o momento marca o papel da mulher não como vítima, mas como protagonista na sociedade, tendo em vista o quanto já se avançou no sentido de proteção à classe feminina.
- Antigamente a mulher não participava ativamente na sociedade e vivia insegura, sem poder partilhar o que acontecia na vida dela. Hoje, o poder público disponibiliza mecanismos de proteção à mulher, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, capaz de deixá-la mais segura nas situações onde se deva criticar ou denunciar. É necessária a conscientização da própria mulher em pedir ajuda ao poder público nas situações difíceis. Estes mecanismos estão disponíveis também, para que a mulher entenda seus direitos e participe no processo de construção de uma sociedade mais justa – ressaltou Izaura.
Foram homenageados no evento, a prefeita Rosinha Garotinho, a Presidente Dilma Roussef, o gerente da CDL, Nilton Miranda, a jornalista Paula Virgínia de Oliveira (falecida) e Adailton Rangel (falecido), que foi parceiro do Comdim, ambos incansáveis na luta a favor dos direitos da mulher.
Últimas Notícias adicionadas
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















