Notícia no detalhe
Cursos de cultura popular auxiliam na geração de renda
Os cursos de cultura popular oferecidos pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima têm mudado a vida dos alunos que frequentam diariamente o Palácio da Cultura. Este é o sentimento expressado pela artesã Neuza Firmino Alves, de 70 anos, que participa da oficina de arte com fibra de bananeira. “Isso é minha vida. Eu tinha problemas renais e comecei a fazer o curso de artesanato. Minha vida mudou em todos os sentidos”, destaca a aposentada. As aulas também são ministradas nas Casas de Cultura José Candido de Carvalho, em Goitacazes, Poeta Antônio Silva, em Conselheiro Josino, e na Biblioteca do Farol de São Thomé.
Entre os cursos estão crochê, corte e costura, reciclagem, emborrachado, pátina e decoupage, quilling, cartonagem e cartões artesanais, bordados em pedrarias e patchcolagem, bordado em fita, sandálias e bijuterias, pintura em porcelana, ponto reto, hardanger, crivo e yarana, bolsas e renda irlandesa, sabonetes artesanais, macramê, oitinho e vagônite, pintura em tecido, doces modelados, pintura em vidro.
- Eu estava com depressão e isso acabou a partir dos cursos que eu fiz e faço atualmente. Vendemos os nossos produtos que ajuda na renda. Aqui é um ambiente bem familiar, onde fazemos amigos para toda a vida, além de aprender com professores excelentes – disse Cremilda Fernandes da Silva, 68 anos, que participa do curso de vagônite, EVA, pintura.
A estudante Mariana Abreu, de 14 anosm tem o sonho de abrir uma loja e começou a fazer o curso para confecção de materiais de emborrachados. “Achei interessante. Minha mãe já faz o curso e resolvi fazer também. Quero ser uma grande empresária”, disse a jovem.
- Os alunos que participam dos cursos de geração de renda têm a oportunidade de confeccionar produtos para a venda, ajudando na renda familiar, isso em várias partes do município. Este ano, vamos expandir as ações culturais nos quatro cantos da cidade, descentralizando o atendimento - disse a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
- 19/12/2025 14:37:39 Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
1912 16h48CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
1912 16h08Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
1912 15h44Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
1912 14h37Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















