Notícia no detalhe
Cursos de cultura popular auxiliam na geração de renda
Os cursos de cultura popular oferecidos pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima têm mudado a vida dos alunos que frequentam diariamente o Palácio da Cultura. Este é o sentimento expressado pela artesã Neuza Firmino Alves, de 70 anos, que participa da oficina de arte com fibra de bananeira. “Isso é minha vida. Eu tinha problemas renais e comecei a fazer o curso de artesanato. Minha vida mudou em todos os sentidos”, destaca a aposentada. As aulas também são ministradas nas Casas de Cultura José Candido de Carvalho, em Goitacazes, Poeta Antônio Silva, em Conselheiro Josino, e na Biblioteca do Farol de São Thomé.
Entre os cursos estão crochê, corte e costura, reciclagem, emborrachado, pátina e decoupage, quilling, cartonagem e cartões artesanais, bordados em pedrarias e patchcolagem, bordado em fita, sandálias e bijuterias, pintura em porcelana, ponto reto, hardanger, crivo e yarana, bolsas e renda irlandesa, sabonetes artesanais, macramê, oitinho e vagônite, pintura em tecido, doces modelados, pintura em vidro.
- Eu estava com depressão e isso acabou a partir dos cursos que eu fiz e faço atualmente. Vendemos os nossos produtos que ajuda na renda. Aqui é um ambiente bem familiar, onde fazemos amigos para toda a vida, além de aprender com professores excelentes – disse Cremilda Fernandes da Silva, 68 anos, que participa do curso de vagônite, EVA, pintura.
A estudante Mariana Abreu, de 14 anosm tem o sonho de abrir uma loja e começou a fazer o curso para confecção de materiais de emborrachados. “Achei interessante. Minha mãe já faz o curso e resolvi fazer também. Quero ser uma grande empresária”, disse a jovem.
- Os alunos que participam dos cursos de geração de renda têm a oportunidade de confeccionar produtos para a venda, ajudando na renda familiar, isso em várias partes do município. Este ano, vamos expandir as ações culturais nos quatro cantos da cidade, descentralizando o atendimento - disse a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/03/2026 16:40:12 Prefeitura entrega reurbanização da Rua Domingos Viana, no Turfe Clube
- 22/03/2026 12:23:30 Restaurante do Povo será reinaugurado nesta segunda-feira
- 22/03/2026 10:19:55 Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
- 22/03/2026 08:21:46 Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
Prefeitura entrega reurbanização da Rua Domingos Viana, no Turfe Clube
2203 12h23Restaurante do Povo será reinaugurado nesta segunda-feira
2203 10h19Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
2203 08h21Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
2103 19h47Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
4CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















