Notícia no detalhe
Segunda etapa do Morar Feliz aquece setor cerâmico
O anúncio da construção de mais 4.576 casas, que fazem parte da segunda etapa do Programa Morar Feliz, está gerando expectativa nos setores produtivos e na área de construção civil, com a criação de milhares de empregos. Segundo o presidente do Sindicato dos Ceramistas, Amaro da Conceição, na primeira etapa do programa, quando foram construídas 5.426 casas, foram produzidos e comercializados 20 milhões tijolos. Ele lembra que outro beneficiado será o comércio com a venda de materiais, gerando emprego e renda.
Amaro da Conceição informa que no início das obras do Morar Feliz, a categoria passava por um momento difícil, com a instalação das praças de pedágio, já que o principal mercado das cerâmicas da Baixada Campista é o Rio de Janeiro, a cerca de 300 quilômetros do município. “Com os pedágios, temos um custo de R$ 150 a mais por viagem”, disse o ceramista.
- Este programa habitacional trouxe para o setor cerâmico um momento diferente. Até então, nunca tínhamos tido um mercado como este. Graças ao programa, foram produzidas 20 milhões de peças para a construção das 5.426 casas. Mesmo que nem todas as cerâmicas tenham fornecido o material, elas tiveram abertura de outros mercados – informa o presidente do sindicato, acrescentando que a expectativa é grande para a próxima etapa, que vai completar as 10 mil casas.
Para a construção das novas casas, a Secretaria de Trabalho e Renda também está qualificando centenas de pessoas, preparando-as para o mercado de trabalho. Segundo o subsecretário de Trabalho e Renda, José Alberto Nogueira, em 2012, cerca de 3 mil empregos foram intermediados na área de construção civil, sendo que nem todas as contratações do município passam pelo Balcão de Emprego Municipal.
- O município contribuiu com cursos de qualificação profissional específicos na área e com o crescimento de investimentos na cidade com obras públicas, como Morar Feliz, Bairro Legal, Meu Bairro é Show, entre outros, e também, devido aos empreendimentos, como Farol-Barra do Furado e Super Porto do Açu, além de outros empreendimentos privados da cidade. No mercado imobiliário, muitas empresas estão se instalando em Campos e o segmento de construção civil está em pleno crescimento – informa o subsecretário.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves, explicou que o crescimento do número de empregos na área da construção civil em todo o estado é reflexo do grande desenvolvimento de Campos e região. “O município contribuiu de forma significativa para o índice positivo no estado do Rio, em função dos empreendimentos instalados na região, como o Complexo Farol/Barra do Furado e o Porto do Açu. Com o advento do pré-sal, tem crescido ainda mais as contratações pela indústria do petróleo. Notamos que há um aquecimento do mercado imobiliário em Campos, com diversas construtoras lançando novos empreendimentos e um crescimento no número de empreendimentos hoteleiros que têm chegado ao município”.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 12:53:45 GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
- 17/11/2025 11:38:03 Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
- 17/11/2025 08:58:03 Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
- 17/11/2025 08:40:00 Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
1711 11h38Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
1711 08h58Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
1711 08h40Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
1611 14h38Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















