Notícia no detalhe
Segunda etapa do Morar Feliz aquece setor cerâmico
O anúncio da construção de mais 4.576 casas, que fazem parte da segunda etapa do Programa Morar Feliz, está gerando expectativa nos setores produtivos e na área de construção civil, com a criação de milhares de empregos. Segundo o presidente do Sindicato dos Ceramistas, Amaro da Conceição, na primeira etapa do programa, quando foram construídas 5.426 casas, foram produzidos e comercializados 20 milhões tijolos. Ele lembra que outro beneficiado será o comércio com a venda de materiais, gerando emprego e renda.
Amaro da Conceição informa que no início das obras do Morar Feliz, a categoria passava por um momento difícil, com a instalação das praças de pedágio, já que o principal mercado das cerâmicas da Baixada Campista é o Rio de Janeiro, a cerca de 300 quilômetros do município. “Com os pedágios, temos um custo de R$ 150 a mais por viagem”, disse o ceramista.
- Este programa habitacional trouxe para o setor cerâmico um momento diferente. Até então, nunca tínhamos tido um mercado como este. Graças ao programa, foram produzidas 20 milhões de peças para a construção das 5.426 casas. Mesmo que nem todas as cerâmicas tenham fornecido o material, elas tiveram abertura de outros mercados – informa o presidente do sindicato, acrescentando que a expectativa é grande para a próxima etapa, que vai completar as 10 mil casas.
Para a construção das novas casas, a Secretaria de Trabalho e Renda também está qualificando centenas de pessoas, preparando-as para o mercado de trabalho. Segundo o subsecretário de Trabalho e Renda, José Alberto Nogueira, em 2012, cerca de 3 mil empregos foram intermediados na área de construção civil, sendo que nem todas as contratações do município passam pelo Balcão de Emprego Municipal.
- O município contribuiu com cursos de qualificação profissional específicos na área e com o crescimento de investimentos na cidade com obras públicas, como Morar Feliz, Bairro Legal, Meu Bairro é Show, entre outros, e também, devido aos empreendimentos, como Farol-Barra do Furado e Super Porto do Açu, além de outros empreendimentos privados da cidade. No mercado imobiliário, muitas empresas estão se instalando em Campos e o segmento de construção civil está em pleno crescimento – informa o subsecretário.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves, explicou que o crescimento do número de empregos na área da construção civil em todo o estado é reflexo do grande desenvolvimento de Campos e região. “O município contribuiu de forma significativa para o índice positivo no estado do Rio, em função dos empreendimentos instalados na região, como o Complexo Farol/Barra do Furado e o Porto do Açu. Com o advento do pré-sal, tem crescido ainda mais as contratações pela indústria do petróleo. Notamos que há um aquecimento do mercado imobiliário em Campos, com diversas construtoras lançando novos empreendimentos e um crescimento no número de empreendimentos hoteleiros que têm chegado ao município”.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
1001 14h42FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















