Notícia no detalhe
Segunda etapa do Morar Feliz aquece setor cerâmico
O anúncio da construção de mais 4.576 casas, que fazem parte da segunda etapa do Programa Morar Feliz, está gerando expectativa nos setores produtivos e na área de construção civil, com a criação de milhares de empregos. Segundo o presidente do Sindicato dos Ceramistas, Amaro da Conceição, na primeira etapa do programa, quando foram construídas 5.426 casas, foram produzidos e comercializados 20 milhões tijolos. Ele lembra que outro beneficiado será o comércio com a venda de materiais, gerando emprego e renda.
Amaro da Conceição informa que no início das obras do Morar Feliz, a categoria passava por um momento difícil, com a instalação das praças de pedágio, já que o principal mercado das cerâmicas da Baixada Campista é o Rio de Janeiro, a cerca de 300 quilômetros do município. “Com os pedágios, temos um custo de R$ 150 a mais por viagem”, disse o ceramista.
- Este programa habitacional trouxe para o setor cerâmico um momento diferente. Até então, nunca tínhamos tido um mercado como este. Graças ao programa, foram produzidas 20 milhões de peças para a construção das 5.426 casas. Mesmo que nem todas as cerâmicas tenham fornecido o material, elas tiveram abertura de outros mercados – informa o presidente do sindicato, acrescentando que a expectativa é grande para a próxima etapa, que vai completar as 10 mil casas.
Para a construção das novas casas, a Secretaria de Trabalho e Renda também está qualificando centenas de pessoas, preparando-as para o mercado de trabalho. Segundo o subsecretário de Trabalho e Renda, José Alberto Nogueira, em 2012, cerca de 3 mil empregos foram intermediados na área de construção civil, sendo que nem todas as contratações do município passam pelo Balcão de Emprego Municipal.
- O município contribuiu com cursos de qualificação profissional específicos na área e com o crescimento de investimentos na cidade com obras públicas, como Morar Feliz, Bairro Legal, Meu Bairro é Show, entre outros, e também, devido aos empreendimentos, como Farol-Barra do Furado e Super Porto do Açu, além de outros empreendimentos privados da cidade. No mercado imobiliário, muitas empresas estão se instalando em Campos e o segmento de construção civil está em pleno crescimento – informa o subsecretário.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves, explicou que o crescimento do número de empregos na área da construção civil em todo o estado é reflexo do grande desenvolvimento de Campos e região. “O município contribuiu de forma significativa para o índice positivo no estado do Rio, em função dos empreendimentos instalados na região, como o Complexo Farol/Barra do Furado e o Porto do Açu. Com o advento do pré-sal, tem crescido ainda mais as contratações pela indústria do petróleo. Notamos que há um aquecimento do mercado imobiliário em Campos, com diversas construtoras lançando novos empreendimentos e um crescimento no número de empreendimentos hoteleiros que têm chegado ao município”.
Últimas Notícias adicionadas
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
- 21/03/2026 18:35:10 Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
- 21/03/2026 16:12:28 Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
- 21/03/2026 14:37:43 Teatro de Bolso recebe programação diversificada com cinema, teatro e documentário
- 21/03/2026 13:33:18 Questões habitacionais são foco de projetos que participam do Mais Ciência
Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
2103 18h35Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
2003 15h49Seminário do CIEVS/Campos apresenta cenário epidemiológico no município
2103 16h12Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
2103 14h37Teatro de Bolso recebe programação diversificada com cinema, teatro e documentário
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















