Notícia no detalhe
Rosinha vai a Brasília em defesa dos royalties do petróleo
A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, embarca nesta terça-feira (5) para Brasília, para diversos compromissos. O primeiro deles será mais uma etapa da batalha contra a redistribuição dos royalties. Rosinha, que também preside a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), quer acompanhar toda a movimentação do dia. Na quarta-feira (6), a prefeita tem audiências marcadas com ministros e seus secretários, para tratar de assuntos, como Aeroporto Bartolomeu Lizandro, mobilidade urbana e casas populares.
Na terça-feira, às 11h, no plenário da Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania, Rosinha estará à frente de uma reunião com todos os prefeitos que compõem a Ompetro. “Também convidei a bancada fluminense do Congresso Nacional e os deputados estaduais da Alerj. O vice-governador Luiz Fernando Pezão garantiu presença”, disse a prefeita, que quer buscar apoio e estudar medidas em conjunto para evitar mais uma perda para o Rio de Janeiro. “Sem os royalties, viraremos uma Serra Pelada”, diz Rosinha.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves, que acompanhará a reunião, tem esperanças de que a pauta que pretende tombar o veto da Presidente Dilma venha a cair. “Sabemos que há um novo acordo sendo estudado, onde o Governo Federal estaria propondo abrir mão de um percentual dos royalties, para que tudo seja solucionado sem problemas entre os estados irmãos”, disse Neves, que defende outros argumentos. “Não sabemos o que existe no fundo do mar de todo o país. Qualquer estado costeiro do Brasil pode ter petróleo. Uma redistribuição hoje pode significar grande prejuízo no futuro”, alertou.
Aeroporto Bartolomeu Lizandro – A quarta-feira será marcada por vários compromissos para Rosinha e seus secretários. Há reuniões agendadas e outras a serem confirmadas. Uma dessas reuniões será com o Ministro da Aviação, Wagner Bittencourt.
Nesta reunião, também estarão presentes, diretores e técnicos da Infraero. “O contrato que a Prefeitura de Campos possui com a Infraero para a administração do Aeroporto Bartolomeu Lizandro já expirou. A prefeitura precisa retomar o aeroporto, abrir licitação para a nova administração e aproveitar as oportunidades oferecidas no momento para revitalizar aquele espaço. Passamos por todos os processos necessários e falta apenas a assinatura da presidência. Esta etapa está parada há cerca de 4 ou 5 meses e precisamos de agilidade”, ressaltou Rosinha.
Segundo a prefeita, a Procuradoria Geral do Município já tem toda a documentação preparada para lançar o edital de licitação. “Existem várias empresas interessadas em participar desta licitação e operar o aeroporto de Campos, que precisa de um grande impulso dentro do crescimento que a cidade vem apresentando. Já passamos por análises da Anac e da Infraero. Precisamos apenas desta assinatura da presidência, entregando o aeroporto novamente à prefeitura”, observou Marcelo Neves.
Habitação e Mobilidade Urbana – Com o Ministro das Cidades, Agnaldo Velloso Borges Ribeiro, a prefeita pretende dar continuidade a um projeto para dinamizar a mobilidade urbana no município. Outra pauta com o mesmo ministro tem a ver com política habitacional.
- Tivemos algumas reuniões com a superintendência regional da Caixa Econômica Federal e também com a presidência da Caixa em Brasília, sobre habitação popular. Fiz uma proposta para executar o programa Morar Feliz dentro do Minha Casa, Minha Vida. Para isto, é preciso aparar algumas arestas. A Caixa tem se mostrado aberta a negociações e espero obter êxito, para que o maior número de famílias seja beneficiado dentro deste projeto - avaliou a prefeita.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2025 09:01:17 Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
0105 15h43Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18