Notícia no detalhe
Mais um Centro de Referência da Dengue em Campos
O novo pólo do Centro de Referência da Dengue (CRD), que começou a funcionar nesta segunda-feira (04), no Hospital Geral de Guarus, foi visitado pela Prefeita Rosinha Garotinho, o vice-Prefeito Doutor Chicão, e o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio. O CRD II, instalado com apoio do Estado, conta com três consultórios médicos, um Centro de Hidratação com 20 poltronas e atenderá todos os dias da semana aos pacientes com dengue, encaminhados por médicos da rede.
A prefeita explicou que o vírus 4 da dengue entrou em circulação em Campos em junho do ano passado e diversos municípios do estado do Rio, como Niterói, por exemplo, passaram por uma epidemia da doença. “Desde então, Campos está vigilante, pois a previsão era de termos muitos casos, embora clinicamente brandos e com um índice reduzido de hemorrágicos. Esse número continuará a crescer e, por isso, estamos em campanha para que a população colabore, eliminando os focos do mosquito transmissor de suas casas, pois o combate à dengue não pode ser uma ação isolada do governo”, afirmou a prefeita.
Rosinha Garotinho lembrou que 80% dos criadouros do Aedes Aegypti estão em ambientes intradomiciliares, nos quintais das casas, em lajes que mantêm água empossada, caixas d´água destampadas e outros materiais capazes de abrigar a larva do mosquito, como latas e garrafas. “O poder público já atua com sua capacidade máxima, com toda a estrutura de governo envolvida nessa mobilização. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com diversas secretarias, trabalha a prevenção, realizando mutirões diários em todos os bairros, além da ação de rotina dos agentes de endemia. Campos foi o primeiro a ter uma Sala de Situação de Dengue para monitorar os casos e detectar os locais em que há necessidade do bloqueio epidemiológico do vetor”, explica Rosinha Garotinho.
A prefeita ainda destacou as ações de promoção da saúde e assistência aos pacientes. “Com a campanha, estamos promovendo painéis, seminários, capacitações, reuniões com diferentes segmentos da sociedade para repassar as medidas as serem adotadas por cada pessoa no combate ao mosquito e controle da doença. Na parte da assistência, temos o único Centro de Referência da Dengue, abrimos um segundo pólo do CRD e estamos estudando a possibilidade de implantar um terceiro. Bom que as pessoas saibam que o CRD não é ambulatório e que as suspeitas da dengue são identificadas nas UBS e, havendo necessidade, os pacientes encaminhados pelo médico para o Centro de Referência”, disse.
Rosinha também fez um apelo: “Fazemos um apelo à imprensa, aos veículos de comunicação que nos ajudem a informar à população as medidas de prevenção da doença, que se resumem basicamente na limpeza das casas, quintais e terrenos, para a eliminação de qualquer objeto que possa virar criadouro da dengue e em receber, abrir seus imóveis para a vistoria dos agentes de endemia”, concluiu Rosinha.
Mobilização – Nesta terça-feira (5), às 14h, no Teatro Municipal Trianon, haverá uma grande mobilização de representantes de instituições de ensino públicas e privadas de ensino. Quarta-feira (6), às 19h, está agendada reunião com o empresariado campista na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Na próxima semana, dia 13, no auditório da Faculdade de Medicina de Campos, às 19h30, autoridades da saúde e pesquisadores da Fiocruz realizam um simpósio para médicos, enfermeiros, jornalistas e outros profissionais que precisam conhecer a situação epidemiológica do município e a parte clínica da dengue. Dia 14, às 16h, acontece outra reunião para toda a comunidade com os vereadores, na Câmara Municipal.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
- 01/05/2025 09:57:19 Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
0105 09h57Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18