Notícia no detalhe
Prefeitura mobiliza lojistas no combate ao mosquito da dengue
Para evitar uma grande epidemia da dengue, doença que todo ano mata milhares de pessoas em todo o Brasil, a Prefeitura de Campos mobiliza também a sociedade civil para conscientizar trabalhadores sobre a necessidade da participação de todos no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus. Na noite desta quarta-feira (06), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), técnicos da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) fizeram exposição sobre o sorotipo 4, presente no município. E, ainda, sobre a importância da participação de todos os trabalhadores, a exemplo dos comerciários, no sentido de atuarem na eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da doença nos seus respectivos ambiente de trabalho.
Os técnicos da Secretaria de Saúde e do CCZ, bem como o secretário de Governo, Suledil Bernardino, o diretor do Centro de Referência da Dengue, Luiz José de Souza, e o diretor do CCZ, Eufrázio Lisboa dos Santos, foram recepcionados pelo presidente da CDL, Marcelo Mérida, além de demais dirigentes que, junto de um expressivo número de lojistas, assistiram a palestra sobre a variação do vírus, sua transmissão através do mosquito e como o inseto se reproduz tão rapidamente em ralos, abertura de tubulações, lajes, caixas dágua e objetos em áreas externas ou internas que, uma vez com água ou até mesmo úmidas, como uma simples casca de ovo num recanto de lanchonete, pode ser um ponto de proliferação do Aedes Aegypti, já que os minúsculos ovos de apenas um mosquito, geram até 1500 novos insetos transmissor da doença.
- É preciso a participação de todos. Sabe-se que 80% dos focos do mosquito encontra-se no interior dos estabelecimentos comerciais e residências. Se a população apenas ficar esperando pelo CCZ ou outro órgão público, o comércio vai ressentir do número de pessoas em licença médica. O número de atestados vai aumentar e a pessoa acometida pelo dengue precisa de repouso - alertou o médico Luiz José de Souza, autoridade no tratamento da doença.
O presidente da CDL, Marcelo Mérida, acolheu a proposta apresentada pelo governo municipal e colocou a entidade à disposição para que em parceria com o poder público, possa realizar uma ação ampla de mutirão no Centro da cidade, com agentes do CCZ e participação dos lojistas e comerciários. A data da ação conjunta será definida após contatos do presidente da CDL com a representatividade da entidade, e divulgada antecipadamente ao evento.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
- 27/10/2025 12:08:24 Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
2710 12h08Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
2710 11h03Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















