Notícia no detalhe
Prefeitura mobiliza lojistas no combate ao mosquito da dengue
Para evitar uma grande epidemia da dengue, doença que todo ano mata milhares de pessoas em todo o Brasil, a Prefeitura de Campos mobiliza também a sociedade civil para conscientizar trabalhadores sobre a necessidade da participação de todos no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus. Na noite desta quarta-feira (06), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), técnicos da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) fizeram exposição sobre o sorotipo 4, presente no município. E, ainda, sobre a importância da participação de todos os trabalhadores, a exemplo dos comerciários, no sentido de atuarem na eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da doença nos seus respectivos ambiente de trabalho.
Os técnicos da Secretaria de Saúde e do CCZ, bem como o secretário de Governo, Suledil Bernardino, o diretor do Centro de Referência da Dengue, Luiz José de Souza, e o diretor do CCZ, Eufrázio Lisboa dos Santos, foram recepcionados pelo presidente da CDL, Marcelo Mérida, além de demais dirigentes que, junto de um expressivo número de lojistas, assistiram a palestra sobre a variação do vírus, sua transmissão através do mosquito e como o inseto se reproduz tão rapidamente em ralos, abertura de tubulações, lajes, caixas dágua e objetos em áreas externas ou internas que, uma vez com água ou até mesmo úmidas, como uma simples casca de ovo num recanto de lanchonete, pode ser um ponto de proliferação do Aedes Aegypti, já que os minúsculos ovos de apenas um mosquito, geram até 1500 novos insetos transmissor da doença.
- É preciso a participação de todos. Sabe-se que 80% dos focos do mosquito encontra-se no interior dos estabelecimentos comerciais e residências. Se a população apenas ficar esperando pelo CCZ ou outro órgão público, o comércio vai ressentir do número de pessoas em licença médica. O número de atestados vai aumentar e a pessoa acometida pelo dengue precisa de repouso - alertou o médico Luiz José de Souza, autoridade no tratamento da doença.
O presidente da CDL, Marcelo Mérida, acolheu a proposta apresentada pelo governo municipal e colocou a entidade à disposição para que em parceria com o poder público, possa realizar uma ação ampla de mutirão no Centro da cidade, com agentes do CCZ e participação dos lojistas e comerciários. A data da ação conjunta será definida após contatos do presidente da CDL com a representatividade da entidade, e divulgada antecipadamente ao evento.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2025 09:01:17 Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
0105 15h43Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18