Notícia no detalhe
Municípios se unem pelos royalties em ato público
União foi a palavra de ordem do ato público liderado pela prefeita Rosinha Garotinho, na tarde desta quinta-feira (7), no pátio da sede Prefeitura, em defesa dos royalties do petróleo. Prefeitos, vices e vereadores de municípios fluminenses participaram, assim como a população em geral e representantes da sociedade civil organizada. Ao lado do deputado estadual Geraldo Pudim, a prefeita Rosinha, que também é presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), afirmou que é necessário sair às ruas e, caso seja preciso, ir até Brasília, para lutar contra o que classificou como roubo.
A prefeita também destacou que, a partir da sanção da presidenta Dilma Rousseff, o Governo do Estado e a Mesa Diretora da Alerj entrarão com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) pedindo a derrubada da lei. A ação vem com pedido de liminar que suspende todos os efeitos da lei, até que seja julgado o mérito da questão. Os municípios também entrarão com ação, na Justiça Federal, pedindo análise do orçamento aprovado para 2013 porque os municípios não podem incorrer na Lei de Responsabilidade Fiscal por conta da derrubada destes vetos.
- A luta é de todos: empresários, universitários, enfim, a população em geral. Temos que estar unidos para enfrentar esta situação. A batalha só está começando. Não respeitaram nada no Congresso Nacional. A votação no Congresso Nacional foi uma aberração. Estamos vivendo em um país sem leis. Nós não vamos parar, sem royalties, sem petróleo - disse a prefeita.
O prefeito de São João da Barra, Neco, foi mais um a falar em união. “É um momento em que a união é necessária. Temos que estar juntos para irmos à luta pelos royalties”, destacou. Pudim classificou o momento como gravíssimo e alertou que, a partir da hora em que a lei passar a vigorar, poderá significar desemprego em massa e defendeu a união de todos. “Só tem um caminho, não tem outro jeito: a união de todos é fundamental”, frisou o deputado.
Também estiveram presentes os prefeitos de Quissamã, Octávio Carneiro; de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso; de Cambuci, Agnelo Vieira; os vices de São Francisco de Itabapoana, Amaro Barros; e de Lage do Muriaé, Léo do Vale, além de vereadores e secretários municipais de Campos e municípios vizinhos. O presidente do Sindicato da Indústria Ceramista, Amaro da Conceição, também esteve presente, assim como outros representantes de entidades da sociedade civil organizada.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2024 12:27:32 Obra no novo Hemocentro Regional de Campos avança
- 22/11/2024 10:22:40 Campos lidera no atendimento a microempreendedores no estado do Rio
- 22/11/2024 09:39:08 “Gente é Para Brilhar” no dia 29 na Escola Francisco Faria Barbosa
- 22/11/2024 08:35:50 Defesa Civil recebeu mais de mil chamados de remoção de árvores apenas neste ano
- 22/11/2024 08:05:32 Espetáculo “O Caso do Vestido” sexta-feira e sábado no Museu Histórico
Obra no novo Hemocentro Regional de Campos avança
2211 10h22Campos lidera no atendimento a microempreendedores no estado do Rio
2211 09h39“Gente é Para Brilhar” no dia 29 na Escola Francisco Faria Barbosa
2211 08h35Defesa Civil recebeu mais de mil chamados de remoção de árvores apenas neste ano
2211 08h05Espetáculo “O Caso do Vestido” sexta-feira e sábado no Museu Histórico
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação