Notícia no detalhe
Ompetro quer conhecer teor da Adin que será impetrada pelo Estado
A prefeita Rosinha Garotinho, presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), convocou nesta quinta-feira (07) os prefeitos dos municípios produtores para uma reunião extraordinária na sede da Prefeitura de Campos. Representando prefeitos, procuradores e vereadores das regiões dos Lagos, Norte e Noroeste Fluminese, a prefeita entrou em contato com o vice-governador Fernando Pezão e pediu audiência com o governador Sérgio Cabral para conhecer o teor da Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que será impetrada pelo Governo do Estado, após sanção da presidenta Dilma Rousseff à lei, que prevê a redistribuição dos royalties.
A reunião da Ompetro foi acompanhada pelo deputado estadual, Geraldo Pudim, e ocorreu depois de mais um dia de manifestações em repúdio à decisão do Congresso Nacional, fazendo parte da mobilização permanente que tem por objetivo neutralizar os efeitos da lei, que foi aprovada de forma arbitrária, e por isso, ao final da reunião de ontem, na sede da Prefeitura de Campos, a decisão da Ompetro foi a de ir ao Governo do Estado e ao Supremo Tribunal Federal (STF). A prefeita trabalha agora para agendar a próxima reunião da Ompetro, em Brasília.
- Este é um assunto que diz respeito a todos nós porque nosso futuro está em jogo. Estamos ansiosos por saber que argumentos estão sendo usados neste instrumento jurídico -, disse o secretário executivo da Ompetro, Marcelo Neves.
Para a prefeita Rosinha Garotinho, uma visita ao Supremo não terá qualquer efeito jurídico, mas será importante para que os ministros conheçam as reais necessidades dos produtores e os problemas que certamente virão com a perda dos recursos do petróleo, direitos constitucionais. "Cada município vai preparar um memorial de perdas. Campos perderá 600 milhões já no primeiro ano da lei em vigor, entre royalties e participação especial. Isto representa 40% de nosso orçamento. Precisamos conseguir uma audiência até a próxima semana", declarou.
Prefeitos de três regiões presentes - A certeza de um caos econômico e social sem royalties levou a prefeita Rosinha Garotinho a convocar uma reunião extraordinária da Ompetro, entidade que preside. Prefeitos de cidades como Macaé (Doutor Aluizio); São João da Barra (José Amaro, o Neco); Quissamã (Octávio Carneiro); Casimiro de Abreu (Antônio Marcosdinho); Arraial do Cabo (Wanderson - Andinho); Rio das Ostras (o vice, Gelson Apicelo); e ainda municípios não produtores de royalties como Laje de Muriaé, Itaocara, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, Itaocara, dentre outros, também estiveram representados pelos chefes do Executivo.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
- 09/09/2025 13:19:31 Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
- 09/09/2025 13:04:52 Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
0909 13h19Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
0909 13h04Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira