Notícia no detalhe
Mulher no volante e na cooperativa do transporte alternativo
Se para muitas mulheres assumir o volante de um veículo de transporte público já seria uma tarefa difícil, para Rosana Moreira, que se dedica à função há 13 anos, dividir a responsabilidade de prestar o serviço à população, com a presidência da própria cooperativa que regula o transporte na Baixada Campista, já se tornou uma rotina.
Ela não foi a primeira a assumir o volante de uma das vans do transporte alternativo. É antiga a dedicação das mulheres ao trabalho na rota entre Campos e a praia do Farol de São Thomé e a pioneira neste trabalho foi Olinda Betty, que hoje já não se dedica à tarefa diária.
Para Rosana, que trabalha diariamente nesta rota e ainda representa os cooperativados nas decisões relativas à categoria, a função veio automaticamente pela necessidade do trabalho mas, principalmente, por gostar do que faz. Ela se dedica 14 horas por dia ao trabalho e ainda tem que dar conta dos afazeres domésticos ao retornar à casa, onde tem a tarefa de dona de casa para cumprir.
No Dia Internacional da Mulher, ela é mais um exemplo do trabalho diário em Campos, de profissionais que todos os dias tem que enfrentar os problemas do trânsito e que teve que romper barreiras para chegar à posição que alcançou.
- Ainda é pequeno o número de mulheres que se aventuram na profissão, mas poucas suportariam o trabalho diário no ritmo que ele exige. É preciso ter coragem e empenho e, também, muita determinação para enfrentar os problemas do dia a dia da profissão – declarou Rosana.
Hoje ela aparece com destaque entre os motoristas do transporte alternativo, mas reconhece que ainda existe muito preconceito, não apenas com relação à sua profissão, mas no trabalho exercido pelas mulheres em vários ramos de atividade. “Na minha profissão sempre existiu esse preconceito, já que muitos passageiros entram na van, desconfiados por ser ume mulher ao volante. Mas ao final do trajeto, sempre recebo elogios de quem antes desconfiava. Isso já encaro como normalidade”, disse ela.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/03/2026 17:39:39 Seduct e Ronda Escolar ampliam parceria e formarão gestores sobre educação digital
- 19/03/2026 17:25:21 Educação tem canal para denúncias de Assédio Moral, Sexual e Discriminatório
- 19/03/2026 16:49:33 LGBTQIAPN+: Atendimento no novo espaço começa na próxima quinta-feira
- 19/03/2026 15:32:28 Itinerários de ônibus na região central com alteração temporária no domingo
- 19/03/2026 12:02:31 Reunião alinha últimos detalhes para o Adora Campos
Seduct e Ronda Escolar ampliam parceria e formarão gestores sobre educação digital
1903 17h25Educação tem canal para denúncias de Assédio Moral, Sexual e Discriminatório
1903 16h49LGBTQIAPN+: Atendimento no novo espaço começa na próxima quinta-feira
1903 15h32Itinerários de ônibus na região central com alteração temporária no domingo
1903 12h02Reunião alinha últimos detalhes para o Adora Campos
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















