Notícia no detalhe
Campos lança vacina contra catapora nesta segunda
Município que tem o maior Programa de Imunização do país, Campos mais uma vez sai na frente e passa a disponibilizar gratuitamente a vacina contra a varicela (catapora) para crianças com idades entre 18 meses e três anos. O lançamento da vacina pela prefeita Rosinha Garotinho, o vice-prefeito Doutor Chicão e o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, acontece nesta segunda-feira (11), às 20h, no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia. Na ocasião, o infectologista pediátrico e diretor do Instituto de Pediatria da UFRJ, Edmílson Mingowski, apresentará a conferência “A importância da vacinação contra a varicela no Brasil”. A imunização começa no dia seguinte (terça-feira, 12), na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde.
O secretário de Saúde destaca a importância da vacina contra a catapora integrar o calendário municipal de imunização, uma vez que se trata de uma doença infecciosa altamente transmissível e que vários surtos foram registrados em Campos, com mais de 100 internações anuais e a possibilidade de morte de um paciente a cada 100 internados.
- Em 2010, nossa Vigilância Epidemiológica iniciou o bloqueio da doença nas creches do município, utilizando o Programa Saúde na Escola (PSE) para imunizar da doença cerca de três mil crianças por ano. Com a medida, reduzimos em mais de 50% o número de notificações antes verificado no período da sazonalidade da doença, de julho a novembro, e não tivemos mais surtos de catapora em Campos -, explicou Venâncio.
O superintendente de Saúde Coletiva e da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury conta que, embora seja uma doença com melhora relativamente rápida, a varicela pode provocar complicações, com necessidade de internação e risco de óbito, em até 15% das crianças infectadas. “Em São Paulo, em 2003, houve um enorme surto da doença, com mais de 60 mortes. Além disso, quem já teve a catapora não vai ter novamente, mas fica exposto a um quadro da reativação do vírus no futuro, que evolui para a doença de Herpes Zostes, com grandes complicações em adultos, idosos e pacientes imunodeprimidos”.
Meta – A meta do município é imunizar da catapora 15 mil crianças por ano. A imunização será feita na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde e pelas equipes do PSE, nas visitas periódicas das unidades móveis a escolas e creches. O município pagará R$ 60 por cada dose da vacina. A imunização é efetivada com a dose única da vacina.
O secretário de Saúde explica porque a vacinação será para crianças com mais de 18 meses de vida e idade inferior a três anos. “A faixa etária da imunização é a indicada hoje pelo Ministério da Saúde, porque a maior produção de anticorpos contra a catapora se dá em crianças com mais de um ano e seis meses e, por outro lado, mais de 60% dos óbitos consequentes da doença ocorrem em crianças de até três anos. Além disso, queremos aproveitar o momento em que os pais levam os filhos de 18 meses de idade para vacinar contra a Hepatite A, para garantir a imunização contra a varicela”, concluiu o secretário de Saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/01/2025 17:10:30 Agricultura limpa canais e recupera estradas para mitigar impactos das chuvas
- 07/01/2025 16:19:06 Prefeitura segue com serviços de revitalização da orla do Paraíba do Sul em Guarus
- 07/01/2025 12:57:05 Novo centro cirúrgico do HFM ampliará cirurgias eletivas no município
- 07/01/2025 12:27:33 Subsecretário de Turismo participará da maior feira de varejo, nos Estados Unidos
- 07/01/2025 12:09:11 Espaço do Empreendedor ajuda MEIs a fazerem a declaração anual
Agricultura limpa canais e recupera estradas para mitigar impactos das chuvas
0701 16h19Prefeitura segue com serviços de revitalização da orla do Paraíba do Sul em Guarus
0701 12h57Novo centro cirúrgico do HFM ampliará cirurgias eletivas no município
0701 12h27Subsecretário de Turismo participará da maior feira de varejo, nos Estados Unidos
0701 12h09Espaço do Empreendedor ajuda MEIs a fazerem a declaração anual
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
5Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
6Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador