Notícia no detalhe
Royalties: ato público leva músicos e bailarinos às ruas
Mostrando consciência dos direitos previstos na Constituição, os jovens músicos da Orquestra Municipal de Campos e de todas as orquestras da ONG Orquestrando a Vida participaram de um ato de mobilização na luta contra a perda dos royalties do petróleo, na tarde desta quarta-feira (13). Os cantores do Coro e os bailarinos do Corpo de Baile Municipal, também, participaram da mobilização. Pontualmente às 18h, vestindo roupas pretas, os jovens iniciaram o percurso por diversas ruas do Centro, saindo da sede da Orquestrando a Vida, na Rua Baronesa da Lagoa Dourada.
Durante o percurso, os jovens exibiram faixas que convocam a população a participar da Grande Mobilização em Defesa dos Royalties e da Constituição, a ser realizada nesta sexta-feira (15), às 18h, na Praça do Santíssimo Salvador. Os músicos tocaram surdos, exibindo tarjas pretas em suas roupas, bem como velas, em uma espécie de procissão. Em casas, prédios e empreendimentos comerciais, a população parou para ver e ouvir a mensagem divulgada no protesto.
O cortejo chegou à Praça do Santíssimo Salvador, reunindo os jovens manifestantes que, graças ao trabalho na Orquestra e no Corpo de Baile municipais, administrados pelo Trianon, mudaram a realidade de suas vidas, recebendo profissionalização e colaborando com a renda de suas famílias.
– Com a redistribuição dos royalties, diversos projetos públicos serão prejudicados, muitos deles com suas atividades canceladas. No campo da cultura, Orquestra e Corpo de Baile também serão prejudicados. Estes jovens estão de parabéns, pois estão conscientes dos efeitos que todos os setores irão enfrentar. Fico orgulhoso de ver a união de todos – disse o presidente da Fundação Trianon, João Vicente Alvarenga.
Com o slogan “Tocar e lutar”, os jovens da Orquestrando a Vida mostraram empenho e união. “Não estamos aqui para lutar apenas pela manutenção de nossos projetos. Temos noção da desgraça que vai atingir o Estado do Rio e diversos municípios. Temos que lutar, unidos, por um direito que a constituição nos confere”, disse o diretor da Orquestrando a Vida, maestro Jony William.
A presidente da Oscip Clélia Serrano Dança e Arte (Cesda), também destacou a importância da união: “É uma luta que não tem bandeiras partidárias. Não podemos cruzar os braços neste momento de dificuldade”.
Ao final do ato, todos cantaram o Hino Nacional Brasileiro, interpretado por cantores do Coro Municipal de Campos. Nesta sexta, os músicos e bailarinos estarão unidos, novamente, para participar da grande mobilização, a partir das 16h, em frente à Câmara Municipal.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2025 09:11:13 2ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
- 02/05/2025 09:01:17 Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
2ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
0205 09h01Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
0105 15h43Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18