Notícia no detalhe
Curso de capacitação sobre intervenções nos riscos sanitários
O Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Campos) está realizando o Curso de Capacitação em Ações Básicas de Fiscalização e Intervenção nos Riscos Sanitários. O curso acontece todas as quartas-feiras, na sala do IEC-Visa, a partir das 14h, com aulas teóricas, e todas as quintas-feiras pela manha, com aulas práticas.
Nesta quarta-feira foram abordados desde o conceito da Vigilância Sanitária, território de atuação, ética, poder de polícia, interdição, monitoramento de produtos e serviços, orientação e educação, entre outros.
O curso é ministrado por três técnicas da Vigilância Sanitária, com referências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): Silvani Loureiro, Marilzete Teles e Samila Santos. “Nossa preocupação maior é cumprir as novas atribuições de forma organizada e com qualidade, tendo sempre como foco principal a saúde da população”, afirmou Silvani.
Assuntos, como a utilização dos termos legais da inspeção sanitária, metodologia e inspeção em serviços de saúde (estabelecimentos assistenciais, consultório odontológico), como também, critérios de avaliação da documentação exigida, esterilização correta dos equipamentos e a forma como os materiais são descartados, foram discutidos durante o treinamento, diz Marilzete Teles.
A coordenadora de Recursos Humanos da Visa Campos, Ana Léa de Sousa, informa que o objetivo é oferecer aos fiscais uma atualização sobre as leis vigentes, inclusive novidades em termos de inspeções em saúde. “Com isso, a equipe está sendo preparada para a padronização das condutas de fiscalização”, diz.
- A Vigilância realiza ações diariamente. Por isso, é importante ter profissionais capacitados para orientar os estabelecimentos e assim, melhorar a prestação de serviços à comunidade - ressalta Ana Léa.
Segundo a coordenadora do setor IEC-Visa, da Vigilância Sanitária, Vívian Lanunce Paes Fiúza, é importante que as clínicas e os consultórios estejam de acordo com as normas da Vigilância Sanitária não só para garantir a segurança de seus pacientes, como também a dos profissionais de saúde.
- Imagine um paciente que vai tratar de dente e sai do consultório com hepatite ou Aids, por falta de esterilização de agulhas ou manutenção regular de equipamentos de procedimentos cirúrgicos – pontua Vívian. “Qualquer problema pode ser denunciado, basta entrar em contato conosco. A denúncia pode ser anônima, se assim o cidadão preferir. A denúncia pode ser feita pelo telefone (22) 2725-0475”, informa.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
- 25/10/2025 16:21:55 Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
- 25/10/2025 16:14:54 Saúde leva atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Campos
- 25/10/2025 15:19:18 Legado do pintor Denancy Anomal é exaltado em exposição no Museu Histórico
- 25/10/2025 14:16:49 Limpeza de canais em Pintangueira reforça segurança hídrica e apoio à produção rural
Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
2510 16h21Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
2510 16h14Saúde leva atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Campos
2510 15h19Legado do pintor Denancy Anomal é exaltado em exposição no Museu Histórico
2510 14h16Limpeza de canais em Pintangueira reforça segurança hídrica e apoio à produção rural
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















