Notícia no detalhe
Nascer em Campos orienta mães nos cuidados com o bebê
Dando continuidade ao trabalho de rotina, equipes do Projeto Nascer em Campos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visitaram, nesta terça-feira (25), a maternidade do Hospital Santa Casa de Misericórdia, para informar às mães a respeito da amamentação, incentivar o registro civil, orientar as mães quanto aos primeiros cuidados com o bebê e sobre as primeiras vacinas, cadastrar os recém-nascidos e vaciná-los contra hepatite B ainda na maternidade. Uma novidade do projeto para o próximo semestre é a aplicação das doses da vacina BCG, que previne contra a tuberculose, nas maternidades.
Para a mãe de primeira viagem, Alessandra Mota, é importante que a Secretaria de Saúde incentive as mães a amamentar. “Aprendi mais um pouco hoje. Pretendo amamentar meu filho até quando ele pedir”, disse. Clélia Simon, que deu à luz ao segundo filho há 3 dias, também aprovou o programa. “Muitas mães têm preguiça de amamentar e acham que vão ficar mais feias por isso. O projeto ajuda a quebrar muitos mitos”, ressaltou.
Durante a visita, as mães receberam material informativo sobre os 10 mandamentos da amamentação, cuidados com a higiene, horários de alimentar, melhor maneira de colocar o bebê para dormir e alimentação pós-amamentação. A equipe também distribui kits com soro de reidratação oral. “O leite materno tem anticorpos que ajudam a prevenir a mãe contra doenças como o câncer de mama e de ovário, além de prevenir o bebê contra hipertensão e diabetes”, disse a enfermeira do projeto, Maria das Graças Constantino.
De janeiro a abril deste ano cerca de 2.900 crianças foram beneficiadas com os serviços do Nascer em Campos. Segundo outra enfermeira do projeto, Renata Estrela, de acordo com o Ministério da Saúde, 92% dos casos de mortalidade associados ao ciclo gravídico-puerperal (entre a gestação e as 24 horas após o parto), são evitáveis com ações de prevenção e promoção da saúde.
Sobre a mortalidade em crianças menores de um ano, 52% acontecem no período neo-natal associado à gestação, parto e puerpério. “As mães já saem das maternidades com teste do pezinho agendado e com orientações a respeito da vacina Prevenar”, disse Renata, que também orientou as mães quanto à doação do leite materno.
Todas as maternidades da cidade, em hospitais públicos e privados, contam com o projeto, que integra o Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca) da Secretaria de Saúde. “Nosso objetivo é indicar os locais onde as crianças podem ser vacinadas e garantir que elas já saiam da maternidade imunizadas contra hepatite B”, explicou a pediatra e coordenadora do programa, Nazaré Félix Machado.
Últimas Notícias adicionadas
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional