Notícia no detalhe
Nascer em Campos orienta mães nos cuidados com o bebê
Dando continuidade ao trabalho de rotina, equipes do Projeto Nascer em Campos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visitaram, nesta terça-feira (25), a maternidade do Hospital Santa Casa de Misericórdia, para informar às mães a respeito da amamentação, incentivar o registro civil, orientar as mães quanto aos primeiros cuidados com o bebê e sobre as primeiras vacinas, cadastrar os recém-nascidos e vaciná-los contra hepatite B ainda na maternidade. Uma novidade do projeto para o próximo semestre é a aplicação das doses da vacina BCG, que previne contra a tuberculose, nas maternidades.
Para a mãe de primeira viagem, Alessandra Mota, é importante que a Secretaria de Saúde incentive as mães a amamentar. “Aprendi mais um pouco hoje. Pretendo amamentar meu filho até quando ele pedir”, disse. Clélia Simon, que deu à luz ao segundo filho há 3 dias, também aprovou o programa. “Muitas mães têm preguiça de amamentar e acham que vão ficar mais feias por isso. O projeto ajuda a quebrar muitos mitos”, ressaltou.
Durante a visita, as mães receberam material informativo sobre os 10 mandamentos da amamentação, cuidados com a higiene, horários de alimentar, melhor maneira de colocar o bebê para dormir e alimentação pós-amamentação. A equipe também distribui kits com soro de reidratação oral. “O leite materno tem anticorpos que ajudam a prevenir a mãe contra doenças como o câncer de mama e de ovário, além de prevenir o bebê contra hipertensão e diabetes”, disse a enfermeira do projeto, Maria das Graças Constantino.
De janeiro a abril deste ano cerca de 2.900 crianças foram beneficiadas com os serviços do Nascer em Campos. Segundo outra enfermeira do projeto, Renata Estrela, de acordo com o Ministério da Saúde, 92% dos casos de mortalidade associados ao ciclo gravídico-puerperal (entre a gestação e as 24 horas após o parto), são evitáveis com ações de prevenção e promoção da saúde.
Sobre a mortalidade em crianças menores de um ano, 52% acontecem no período neo-natal associado à gestação, parto e puerpério. “As mães já saem das maternidades com teste do pezinho agendado e com orientações a respeito da vacina Prevenar”, disse Renata, que também orientou as mães quanto à doação do leite materno.
Todas as maternidades da cidade, em hospitais públicos e privados, contam com o projeto, que integra o Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca) da Secretaria de Saúde. “Nosso objetivo é indicar os locais onde as crianças podem ser vacinadas e garantir que elas já saiam da maternidade imunizadas contra hepatite B”, explicou a pediatra e coordenadora do programa, Nazaré Félix Machado.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/10/2025 17:42:15 Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
- 28/10/2025 17:13:45 Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
- 28/10/2025 17:02:02 Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
- 28/10/2025 16:02:31 Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
- 28/10/2025 15:23:32 Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
2810 17h13Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
2810 17h02Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
2810 16h02Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
2810 15h23Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















