Notícia no detalhe
Curso de Videopoesia no Palácio da Cultura
O Departamento de Literatura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima iniciou nesta terça-feira (25), as aulas do Curso de Videopoesia, ministrado pelo cineasta Cardes Amâncio. O curso prossegue até sexta-feira (28), no Palácio da Cultura. Na oportunidade foi exibido o vídeo documentário “Abasto de Buenos Aires”, curta metragem filmado em Super-8, que conta, por meio de imagens poéticas, a história da construção de um shopping onde funcionava um mercado na capital argentina.
- Esse primeiro momento tem um caráter mais introdutivo. Estamos trabalhando mais a parte conceitual, abordando as questões da técnica, estilo, gênero e linguagem. Vamos pensar juntos no tema que vai ser utilizado na produção que vamos fazer - explicou o professor Cardes Amâncio.
O presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, disse que os cursos de formação fazem parte da política da instituição para o audiovisual. “No ano passado, os cursistas, orientados pelo professor, fizeram um vídeo curto sobre o Mercado Municipal. Esse ano eles devem tratar do assunto amor, numa alusão ao dia dos namorados, que está próximo, e ao concurso de cartas de amor, que o Departamento de Literatura está promovendo - informou Avelino.
Os cursistas também puderam assistir aos vídeos “Semeador Urbano”, com a temática ambiental, e “Sobrevoo”. O primeiro já foi premiado como melhor curta no Festival de Cinema da Bahia, e exibido em Lima, no Peru, e em Nova Iorque. Cardes Amâncio falou mais um pouco sobre o novo filão, que é a temática ambiental nos filmes: “Os 'ecofilmes' fazem com que as pessoas fiquem mais atentas às demandas ambientais e a arte acaba por tornar visível os sentimentos e preocupações das pessoas com o meio-ambiente”, acredita o professor.
O guarda municipal Antônio Marcos Firmino, 38 anos, um dos alunos do curso, se mostrou satisfeito com o aprendizado adquirido. “Gosto muito de escrever poesias e nós, que trabalhamos com cultura, precisamos estar sempre atualizados. Quando eu não domino uma técnica e é o caso da câmera de vídeo, procuro aprender para ter, pelo menos, uma noção. E, no pouco tempo em que eu estive aqui pude, por meio de imagens abstratas, interpretar algumas coisas, trabalhar meu imaginário”, afirmou Antônio Marcos.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/11/2025 15:27:55 IMTT determina atendimento especial no transporte público para o Dia de Finados
- 01/11/2025 10:50:15 Saldo de novembro do Cartão Goitacá é depositado neste sábado
- 01/11/2025 09:46:17 Ações focam a prevenção de mortes por doenças cardiovasculares e cerebrovasculares
- 01/11/2025 09:28:18 Cine Murundu: Alunos promovem curta com história de localidade
- 01/11/2025 08:32:57 Trânsito sofrerá alterações em virtude do Dia de Finados
IMTT determina atendimento especial no transporte público para o Dia de Finados
0111 10h50Saldo de novembro do Cartão Goitacá é depositado neste sábado
0111 09h46Ações focam a prevenção de mortes por doenças cardiovasculares e cerebrovasculares
0111 09h28Cine Murundu: Alunos promovem curta com história de localidade
0111 08h32Trânsito sofrerá alterações em virtude do Dia de Finados
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















