Notícia no detalhe
Prefeitura quer implantar novos centros de hidratação
O diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza, informou que a Prefeitura pretende implantar novos centros de hidratação no município, um deles no Hospital São José, na Baixada Campista. Havendo necessidade, também serão utilizadas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 24 horas. O médico também alertou a população para a gravidade de um sorotipo novo da dengue em circulação.
- Não tivemos nenhum óbito em Campos e está acontecendo de os médicos associarem a contagem baixa de plaquetas à dengue, quando esse é um sintoma verificado em diferentes infecções. No entanto, estamos diante de uma doença nova, que está apresentando complicações diversas. Para se ter uma ideia, quatro entre cinco pessoas com dengue do tipo 4 não apresentam sintomas da doença. Adquirem imunidade sem sequer saberem que tiveram a doença. No entanto, essas pessoas estão infectadas e o mosquito que picar uma delas pode transmitir o vírus para outra – contou o especialista.
Luiz José destacou que os objetivos do CRD são o diagnóstico precoce e o pronto atendimento dos casos mais complexos da doença. “Não temos como dimensionar a transmissão do sorotipo 4 da dengue e, por isso, não podemos descartar a ocorrência de óbitos. Temos somente três mortes registradas no Estado, este ano. Mas as pessoas precisam se prevenir da dengue, porque estamos verificando complicações, como comprometimento do sistema muscular, neurológico. A dengue pode comprometer órgãos e o mais comum de ser atingido é o fígado”, explicou.
- Assim, se manifestados os sintomas, como febre, manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça, passando o terceiro dia da doença, se a pessoa sentir uma dor abdominal forte e atravessada, vômitos persistentes, suor generalizado, é importante buscar imediatamente atendimento, porque se a pressão cair e o paciente entrar em choque há o risco de óbito - explicou. Temos, em sua maioria, casos brandos, mas a tendência é que essa manifestação seja modificada, que, se a dengue 4 ficar por muito tempo, os casos se agravem e não podemos descartar óbitos – concluiu, lembrando que o CRD do Hospital Plantadores de Cana e do Hospital Geral de Guarus atenderão durante todo o feriado da Semana Santa.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
- 01/05/2025 09:57:19 Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
0105 09h57Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18