Notícia no detalhe
Programa de imunização de Campos é modelo no país
Campos continua avançando em imunização e servindo de exemplo a cidades de diferentes regiões do país, que estão se baseando no modelo de vacinação do município do Norte Fluminense para ampliar seus programas de vacinas. Em dezembro de 2011, o protocolo da vacinação de meninas de 11 a 15 anos de idade contra o Papilomavírus Humano (HPV), seguido em Campos, foi apresentado na Universidade de Brasília (UnB), em evento da Sociedade Brasileira de DST. Em março deste ano, o Distrito Federal passou a disponibilizar a vacina contra o HPV. Semana passada, a experiência de imunização do HPV foi apresentada em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, outro município que, a partir de maio próximo, adotará o modelo campista de vacinação.
- Autoridades em saúde, como o Ministro Alexandre Padilha; a gerente do Programa de Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Respiratória da Secretaria Estadual de Saúde, Cláudia Abreu da Costa; e o chefe do Setor de Infectologia Pediátrica do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG) da UFRJ, o infectologista Edimílson Migowski, entre tantas outras, reconhecem nosso Programa Municipal de Imunização (PMI) como o maior do Brasil e com o calendário de vacinação pública mais completo do mundo. O reconhecimento desses especialistas e a adoção do nosso modelo de imunização por outros municípios comprovam que Campos vem, a cada ano, aprimorando suas ações de saúde pública”, destaca o secretário municipal de Saúde - Geraldo Venâncio.
Responsável pela Saúde Coletiva e pela Vigilância Epidemiológica de Campos, o superintendente e infectologista Charbell Kury ministrou palestra em Farroupilha, mostrando como foi implantada a vacinação contra o HPV no município. “Usamos uma estratégia híbrida, que envolveu campanhas em escolas públicas e privadas para a conscientização dos pais sobre a importância da imunização das filhas adolescentes para a prevenção do HPV, vírus que provoca doenças como câncer de colo de útero, verrugas genitais e outras DSTs. A campanha é fundamental, porque os pais precisam autorizar a vacinação das filhas. Em Campos, isso foi muito bem trabalhado e, com a vacinação em escolas e na secretaria de Saúde, lembrando que a meta é de imunizar 17 mil meninas, já conseguimos uma cobertura de 100% com a primeira dose; mais de 90% com a segunda e 80% com a terceira”, contou Charbell.
O superintendente apresentou o modelo de vacinação ao prefeito de Farroupilha (RS), Claiton Gonçalves; ao secretário de Saúde, Luís Geraldo Melo; à secretária de Educação, Cultura e Desporto, Mara Sandra Parlow; e às equipes do Programa Saúde na Escola (PSE). “O prefeito quis saber com que recursos a Prefeitura de Campos mantém as vacinas extras no programa de imunização, as vacinas que não fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI), como a Prevenar 13, catapora, hepatite A e HPV. Eu respondi que o município investe muito na imunização com recursos dos royalties do petróleo. O prefeito falou que Farroupilha vai começar a vacinação contra o HPV ainda em maio”, concluiu o chefe da Saúde Coletiva de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 12:53:45 GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
- 17/11/2025 11:38:03 Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
- 17/11/2025 08:58:03 Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
- 17/11/2025 08:40:00 Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
1711 11h38Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
1711 08h58Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
1711 08h40Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
1611 14h38Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















