Notícia no detalhe
Fundação Zumbi vai lançar livros no Consulado de Angola
Dois livros serão lançados no Consulado de Angola, no Rio de Janeiro, no dia 16 de maio, com o apoio da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP): Quilombo – terra da esperança, de Hélvio Cordeiro; e Arquivo Negro, de Mário Menezes. A informação é do presidente da fundação, Jorge Luiz dos Santos.
- Esta é uma forma de divulgar um pouco da nossa história, mostrando a presença do negro na formação campista – disse Jorge, lembrando que outros três livros foram lançados pela fundação; Carukango – o príncipe dos escravos, Escravidão e Abolição em Campos e Receita de culinária afro. “Estamos trabalhando a pesquisa e a divulgando nossa história”, completa.
Quilombo – terra da esperança é o quarto livro do escritor Hélvio Cordeiro. O livro, que foi lançado na 7ª Bienal do Livro de Campos, retrata os fatos marcantes dos quilombos do município, inclusive com documentos de negros presos e do Quilombo de Travessão. Os quatro quilombos que já tem a certificação da Fundação Cultural Palmares também são citados: Conceição do Imbé, Aleluia, Batatal e Cambucá. Outro quilombo retratado é Carobinho, também no Imbé, que ainda mantém características originais.
- O lançamento deste livro no Consulado de Angola representa uma proximidade maior de nossas raízes, os negros que construíram nossa cidade, com a terra-mãe África. É uma oportunidade de ouro – diz Hélvio Cordeiro, que já teve livros lançados na Academia Brasileira de Letras (ABL), na 4ª Bienal Internacional de Alagoas e no Centro Cultural Cândido Mendes.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/10/2025 17:42:15 Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
- 28/10/2025 17:13:45 Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
- 28/10/2025 17:02:02 Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
- 28/10/2025 16:02:31 Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
- 28/10/2025 15:23:32 Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
2810 17h13Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
2810 17h02Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
2810 16h02Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
2810 15h23Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















