Notícia no detalhe
Exposição temporária sobre Campos
O Museu Histórico de Campos está até o início de maio com a exposição temporária “Povoado, Vila e Cidade”, que conta a história dos 178 anos da elevação da vila de São Salvador à categoria de cidade de Campos, comemorada no dia 28 de março. Além de livros de atas da Câmara Municipal de 1835, imagens da Vila de São Salvador e fotos da cidade de Campos, também estão na exposição o mais antigo documento: a eleição da primeira Câmara, de maio de 1653, de povoado à vila, além de plantas mostrando a evolução da malha urbana da cidade. Os interessados em visitar a exposição podem ir ao Museu de terça à sexta-feira, de 10h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. O Museu é administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
Segundo a diretora do Museu Histórico, Graziela Escorcard, a exposição tem o objetivo de desmistificar a importância do “28 de março”, data comemorada pelos campistas como aniversário da cidade. “Desmistificar esta data não quer dizer renegar nosso patriotismo, ao contrário, é a forma mais educativa de esclarecer aos campistas como se deu os 360 anos de fundação do município de Campos dos Goytacazes. Além de mostrar a evolução urbana pela qual a região passou”, explica.
- Estamos resgatando nossa história, seja através das exposições permanentes e temporárias. O Museu é uma conquista importante para a cultura de Campos. Nós temos informações de peças importantes para o acervo de Campos que estão nas mãos de particulares ou em outros museus e estamos tentando localizá-las. Tivemos muitos avanços na área cultural e a restauração do Solar foi um deles”, relata a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira