Notícia no detalhe
FME quer resgatar a tradição do futebol amador de Campos
Resgatar a tradição do futebol amador de Campos. Este é o objetivo da Fundação Municipal de Esportes (FME), que desde o início do ano começou a implantar uma nova visão para o futebol amador do município. Neste final de semana começará a Copa Master de Futebol, o famoso "Quarentão", que este ano terá apoio da FME. E o órgão responsável pela política para o esporte da Prefeitura de Campos pretende organizar campeonatos de futebol amador na Baixada Campista, Região de Serrinha, Região de Morro do Côco, Região de Lagoa de Cima e Santa Cruz.
Ontem (terça-feira, 9), com uma reunião com representantes dos clubes da região norte do município no Bar do Bimba, em Morro do Coco, foi dado o pontapé inicial para este projeto que vai virar a página do futebol amador de Campos. Participaram desta reunião representantes dos clubes Vila Nova, Pedra Lisa, Espírito Santinho, São José do Colégio (de Travessão), Olaria, Comercial (de Conselheiro Josino), Quilombo, Ypiranga e Ferreira, os dois últimos ambos de Morro do Coco.
Na oportunidade, os representantes dos clubes fizeram algumas reivindicações em relação a prioridade para jogadores locais, substituição de trave de pau por trave de ferro, entre outros pedidos. Estas reivindicações vão ser formalizadas na próxima reunião que será realizada no mesmo local na sexta-feira (12).
A FME, que com esta reunião teve o objetivo de ouvir os clubes, vai apoiar o campeonato arcando com as despesas de arbitragem, realizada em parceria com a Liga Campista de Desportos (LCD), transporte, uniforme, bola e rede, entre outros custos. O vice-presidente da FME, Junior Oliveira, um dos fundadores da Copa Master e organizador da Copa Gospel, afirmou que a proposta da FME é fomentar o esporte e dar uma compensação aos clubes que se dedicam para manter um time de futebol, sabendo de suas dificuldades.
- Temos 65 campos de futebol no município, que pretendemos utilizar em projetos sociais, como escolinhas durante a semana e jogos noturnos. Para tanto vamos fazer uma reformulação neles - informou Júnior.
Uma das propostas apresentadas pelo vice-presidente da FME, especificamente em relação aos campeonatos regionais, é que seja feita uma festa de encerramento e premiação nos moldes do Campeonato Brasileiro, com grande coquetel e premiação dos destaques individuais e formação de uma seleção do campeonato. Com relação à arbitragem, Junior informou que o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), Rubens Lopes, está para vir a Campos, onde será apresentada uma proposta de curso de capacitação para árbitros da LCD com profissionais do Rio.
O presidente do Olaria, time da região do Pião, próximo ao trevo de Santa Maria, Sérgio Murilo Emiliano Gonçalves, conhecido como "Serginho", disse que este apoio que a FME vai dar ao campeonato da região norte é de fundamental importância. "Precisamos de ajuda. Nós sozinhos não conseguimos tocar o clube. É muito difícil", falou ele que começou a jogar no Olaria com 14 anos e hoje com 51 anos está há 17 à frente da direção do clube, um dos mais antigos da região da Grande Vila Nova, fundado em 1927.
Outro dirigente de clube, Maxsuel de Freitas, ligado ao São José do Colégio, de Travessão, vive a expectativa de seu time disputar depois de 20 anos um campeonato da região norte, que para ele é mais apropriado pelo fato de a região onde se encontra o seu clube ser mais de interior - e o time dele disputa campeonatos com times de bairros de Guarus.
- Apoiamos e queremos contribuir para que este campeonato tenha sucesso e êxito. Queremos recreação, esporte e lazer. Queremos nos integrar à comunidade de Morro do Coco. Estamos acreditando neste trabalho, que está democratizando o acesso. Temos de nos unir - afirmou Maxsuel.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18