Notícia no detalhe
Fundação Cultural valoriza e capacita artesãos de Campos
O artesanato também tem sido destaque nas atividades desenvolvidas pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. As artesãs dos Cursos de Cultura Popular, ministrados no Palácio da Cultura e nas Casas de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes; e Poeta Antonio Silva, em Conselheiro Josino, têm a oportunidade de aprender a confeccionar produtos e futuramente vendê-los, o que ajuda a aumentar a renda familiar.
Atualmente, são oferecidos cerca de 20 cursos, entre eles, crochê, corte e costura, reciclagem, emborrachado, pátina, decoupage, quilling, cartonagem e cartões artesanais, bordados em pedrarias e patchcolagem, bordado em fita, sandálias e bijuterias, pintura em porcelana, ponto reto, hardanger, entre outros. Cerca 2 mil alunos participam atualmente dos cursos.
Cerca de 25 alunas estiveram na Feira Rio Artes Manuais, considerada uma das maiores feiras da América latina. O evento aconteceu no Centro de Convenções Sul América, na cidade do Rio de Janeiro, no último final de semana.
A auxiliar de farmácia, Suzana Maria de Souza, faz o curso de renda renascença e ficou encantada com a feira. “Foi ótimo participar deste evento. Eu não conhecia nenhuma feira e pudemos conhecer novas possibilidades, a partir dos produtos confeccionados com os mais diferentes materiais. Conhecemos novas pessoas e reaprendemos também. Apesar de ser trabalhoso, a cada dia estou aprendendo mais e quero ser uma grande artesã”, disse Suzana, que iniciou o curso este ano.
- Esta troca de experiência é muito importante para a nossa capacitação – destacou a artesã Dorothéa Cordeiro Rocha, aluna do curso de fibra de bananeira.
Semestralmente os alunos do Palácio da Cultura têm a oportunidade de expor seus produtos e vendê-los, através da exposição de cultura popular, onde as artesãs mostram o que aprendem durante as aulas. Ainda dentro da política de valorização do artista local implementada pela Prefeitura de Campos, em Goitacazes, acontece até esta sexta-feira (12), a tradicional exposição “Trilho das Artes”.
- A feira é realizada uma vez em cada mês e mostra a cultura da Baixada Campista e oferece oportunidades para as artesãs obterem uma renda extra - disse a coordenadora do curso, Margarida Bastos.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18