Notícia no detalhe
Fundação Cultural valoriza e capacita artesãos de Campos
O artesanato também tem sido destaque nas atividades desenvolvidas pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. As artesãs dos Cursos de Cultura Popular, ministrados no Palácio da Cultura e nas Casas de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes; e Poeta Antonio Silva, em Conselheiro Josino, têm a oportunidade de aprender a confeccionar produtos e futuramente vendê-los, o que ajuda a aumentar a renda familiar.
Atualmente, são oferecidos cerca de 20 cursos, entre eles, crochê, corte e costura, reciclagem, emborrachado, pátina, decoupage, quilling, cartonagem e cartões artesanais, bordados em pedrarias e patchcolagem, bordado em fita, sandálias e bijuterias, pintura em porcelana, ponto reto, hardanger, entre outros. Cerca 2 mil alunos participam atualmente dos cursos.
Cerca de 25 alunas estiveram na Feira Rio Artes Manuais, considerada uma das maiores feiras da América latina. O evento aconteceu no Centro de Convenções Sul América, na cidade do Rio de Janeiro, no último final de semana.
A auxiliar de farmácia, Suzana Maria de Souza, faz o curso de renda renascença e ficou encantada com a feira. “Foi ótimo participar deste evento. Eu não conhecia nenhuma feira e pudemos conhecer novas possibilidades, a partir dos produtos confeccionados com os mais diferentes materiais. Conhecemos novas pessoas e reaprendemos também. Apesar de ser trabalhoso, a cada dia estou aprendendo mais e quero ser uma grande artesã”, disse Suzana, que iniciou o curso este ano.
- Esta troca de experiência é muito importante para a nossa capacitação – destacou a artesã Dorothéa Cordeiro Rocha, aluna do curso de fibra de bananeira.
Semestralmente os alunos do Palácio da Cultura têm a oportunidade de expor seus produtos e vendê-los, através da exposição de cultura popular, onde as artesãs mostram o que aprendem durante as aulas. Ainda dentro da política de valorização do artista local implementada pela Prefeitura de Campos, em Goitacazes, acontece até esta sexta-feira (12), a tradicional exposição “Trilho das Artes”.
- A feira é realizada uma vez em cada mês e mostra a cultura da Baixada Campista e oferece oportunidades para as artesãs obterem uma renda extra - disse a coordenadora do curso, Margarida Bastos.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/12/2024 18:42:05 Farol: Prefeitura e Sesc-RJ divulgam shows de janeiro do “Verão 2025”
- 26/12/2024 17:41:47 Prefeito assina contrato com a Caixa para construção de 400 casas em Donana
- 26/12/2024 17:10:54 Secretarias em alerta para a possibilidade de mais chuva nos últimos dias do ano
- 26/12/2024 16:42:24 Verão 2025: Limpeza Pública presente em Farol e Lagoa de Cima
- 26/12/2024 16:23:53 Atleta do sub-14 do Flamengo visita escola municipal do Parque Santa Rosa
Farol: Prefeitura e Sesc-RJ divulgam shows de janeiro do “Verão 2025”
2612 17h10Secretarias em alerta para a possibilidade de mais chuva nos últimos dias do ano
2612 17h41Prefeito assina contrato com a Caixa para construção de 400 casas em Donana
2612 16h42Verão 2025: Limpeza Pública presente em Farol e Lagoa de Cima
2612 16h23Atleta do sub-14 do Flamengo visita escola municipal do Parque Santa Rosa
Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
2Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
3Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
4Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
5Prazo para autoavaliação funcional começou nesta segunda-feira
6Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores