Notícia no detalhe
Prefeitura monta força-tarefa para o combate à dengue
As Secretarias de Saúde e de Governo, com o apoio de outros órgãos municipais, está montando força-tarefa para o combate à dengue em Campos. Com os mutirões diários, a partir de 23 de fevereiro, foram trabalhados, até esta terça-feira (9), 95.420 imóveis e 3.089 terrenos baldios. Os agentes de endemia eliminaram 1.412 focos de dengue, telaram 689 caixas d’água e recolheram 953 pneus e 9.053 sacos de lixo. Os bairros onde foram eliminados mais criadouros do mosquito são Parque Novo Mundo (147), Ururaí (134), Goitacazes (108), Parque Corrientes (58) e Esplanada (54).
- Com estes mutirões, fazemos o trabalho do morador, recolhendo das casas e dos quintais, materiais inservíveis, que acumulam água e abrigam as larvas do Aedes Aegypti. As pessoas ainda estão equivocadas quanto às formas de prevenção da dengue, a maioria questionando sobre a circulação dos carros fumacês – pontua o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), César Salles.
Ele explica que os carros espalham um inseticida de uso controlado por órgãos de vigilância e ambientais. “Por se tratar de uma substância química, o fumacê circula no mesmo horário de circulação do mosquito transmissor da dengue, a partir das 5h e até o final da manhã e também à noite. Existe uma fiscalização para verificar se os fumacês estão circulando em horários e locais certos, que são os locais com mais registros de casos da doença”, informa o diretor. Salles frisou ainda, que o fumacê é para o controle do mosquito adulto e mais importante é prevenir a proliferação deles, com a erradicação dos criadouros, a maioria deles – quase 90% - encontrada nas casas e quintais.
- Recolhemos 9.053 sacos de 200 litros de lixo das casas. Como estes materiais, como copinhos descartáveis e cascas de ovos, são ocos, consideramos apenas 1% do peso do lixo recolhido e chegamos a uma média de 18 toneladas de materiais inservíveis, possíveis focos da dengue, retirados de ambientes intradomiciliares. Ainda precisamos do comprometimento de cada pessoa para cuidar de sua casa e proteger sua família da dengue – concluiu o diretor do CCZ.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 12:48:34 E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
- 27/10/2025 12:26:12 Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
- 27/10/2025 12:08:24 Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
- 27/10/2025 11:03:25 Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
- 27/10/2025 10:14:53 Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
E.M. Pequeno Jornaleiro lança publicação de alunos na Semana de Ciência e Tecnologia
2710 12h26Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme celebrado nesta segunda
2710 12h08Seduct promove articulação para reativar o Fórum Municipal de Educação
2710 11h03Campos se prepara para a VI Festa do Queijo em Espírito Santinho
2710 10h14Mascote da Biblioteca Goiabada com Chuvisco ganha nome
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















