Notícia no detalhe
Programa DST/Aids vai ganhar nova sede
O Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais vai ter nova sede e diversas melhorias estão sendo providenciadas pela Secretaria de Saúde para o fortalecimento do programa nos próximos meses. O programa, que é desenvolvido através de duas estratégias: o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), agora conta com o Núcleo de Acidentes Biológicos, que funcionava no Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past). Enquanto a reforma da sede é executada, o SAE será transferido provisoriamente para o Past. Já o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ganhará um ônibus, para a realização de atendimento volante.
O superintendente de Saúde Coletiva de Campos, Charbell Kury, conta que o espaço físico não mais atende à capacidade do programa. “Nosso objetivo é ampliar a oferta de serviços, para aumentarmos as taxas de identificação de HIV, Hepatites e DSTs, como a sífilis. O programa teve uma redução no quadro de funcionários por determinação da Justiça, mas possui ótima estrutura técnica-humana. Os funcionários concursados, que estão assumindo gradualmente suas funções no programa, têm de passar por capacitação e treinamentos pelo Ministério da Saúde, mas isso não está comprometendo a prestação dos serviços; pelo contrário, a ideia é termos funcionários de carreira melhorando cada vez mais a qualidade do atendimento”, explicou o superintendente.
CTA Volante - Charbell explica que, pelo SAE, é feito o atendimento ambulatorial e, no CTA, toda parte de identificação das doenças e orientação aos que realizaram o Teste Rápido de Diagnóstico (TRD), independente do resultado negativo ou positivo. “Em função da redução do quadro profissional e do tempo que demando o treinamento do novo corpo técnico, reduzimos o horário de funcionamento do CTA noturno para as terças e quintas-feiras. Importante informar que disponibilizar o serviço na parte da noite é uma estratégia do governo municipal, pois não há exigência do Ministério da Saúde para o funcionamento do CTA no período da noite. Mais importante do que isso é que, com o ônibus, além de manter o Centro de Testagem e Aconselhamento central, teremos um CTA Volante atuando em todo o município, realizando busca ativa de portares das doenças relacionadas ao programa”.
Coordenador do DST/Aids-Hepatites Virais, Alexandre Sereno, falou que há um entendimento equivocado quanto ao tempo de atendimento no programa: “Alguns falam que os pacientes levam horas para fazer o Teste Rápido de Diagnóstico, como se se tratasse de um exame feito em um laboratório clínico. No CTA, são feitos pré-testes, pós-testes, o aconselhamento para que a pessoa que teve um resultado positivo seja informado sobre como conviver ou sobreviver com a doença e orientação sobre a importância e formas de prevenção das doenças para as pessoas cujo teste deu negativo. Temos psicólogos, assistentes sociais e todo nosso atendimento é multidisciplinar e especializado, demandando um tempo maior para que o atendimento seja prestado corretamente”.
Sereno também explicou porque houve uma redução do número de exames realizados mensalmente no CTA: “A município teve de cumprir uma determinação judicial e demitir técnicos contratados. Os funcionários concursados que chegaram não podem fazer o teste sem uma capacitação rigorosa, que só pode ser ministrada pelo Ministério da Saúde, na Secretaria Estadual de Saúde. Esse treinamento não pode ser feito, por exemplo, por um técnico já capacitado e que atua no CTA – tem de ser Ministério da Saúde via Secretaria Estadual de Saúde. Tal capacitação demanda tempo. Assim, também é uma questão de tempo que o serviço seja normalizado e, com as mudanças previstas, o serviço terá ainda mais qualidade”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18