Notícia no detalhe
Seminário aborda várias áreas de atendimento à população
Passando por diferentes temas, o Seminário de Avaliação e Metas – Governo 2013-2016 da Prefeitura de Campos, realizado de sexta-feira (12) a domingo (14) no Anfiteatro Dr. Jair Araújo Júnior, da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, teve saldo positivo pelos organizadores. Os trabalhos foram conduzidos pela prefeita Rosinha Garotinho. Além de secretários, vereadores e colaboradores, o evento também contou com a participação do presidente da Câmara, Edson Batista e do deputado federal Anthony Garotinho.
Na área de Inclusão, a secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, informou que, esta semana, será realizado um recadastramento para os 25 mil beneficiários do Programa Cheque Cidadão Municipal, onde será feito um levantamento do atual perfil destas famílias. “O objetivo é identificar as famílias que, realmente, precisam do programa”, informou a secretária.
Entre os temas destacados no painel da Saúde, estavam a contratualização dos hospitais filantrópicos para atendimento de média complexidade, os investimentos feitos nos hospitais Ferreira Machado e Geral de Guarus, ligados à Fundação Municipal da Saúde, além de outros avanços, como descentralização de consultas e exames, ampliação do número de leitos de UTI, entre outros. Após o painel sobre Gestão Ambiental, foi a vez da área econômica apresentar dados. O que se viu é que, nos últimos anos, houve em Campos uma mudança no cenário, com a chegada de novos empreendimentos e a implementação de programas de formalização e de qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho.
- Hoje, mudamos nossa condição porque, antes, íamos atrás das empresas e, hoje, elas chegam, nos procuram e nós apresentamos o potencial do município - , disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves, que participou do painel junto com os secretários de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo; Trabalho e Renda, Ozéias Azeredo; presidente da Codemca, Jivago Faria, e o Fundecam.
Entre as considerações feitas durante o seminário, a prefeita falou sobre a importância da qualificação. “Temos que qualificar cada vez mais as pessoas com mão-de-obra qualificada, direcionada de acordo com as necessidades das empresas”, ressaltou a prefeita Rosinha Garotinho.
Na área da Educação, a secretária Joilza Rangel Abreu, ressaltou os investimentos que têm sido feitos, como a valorização do quadro profissional, com a implantação do Plano de Cargos e Salários, realização de concurso público; recuperação de creches e escolas e construção de novas unidades escolares modelo, que vêm sendo revertidos em resultados. "Também adquirimos livros de literatura, que garantem a todos os alunos o acesso à leitura", disse a secretária, lembrando, ainda, que para este ano, estão previstos projeos de leitura, a partir das obras de Vinícius de Moraes e Wilson Batista, em comemoração ao centenário dos dois.
O último dia foi voltado para o Planejamento, Infraestrutura e a Política de Comunicação. O presidente do Cidac, Ranulfo Vidigal, falou sobre as praças digitais, entre outros projetos, e o secretário de Comunicação, Sérgio Cunha, apresentou novas ferramentas que serão utilizadas pelo órgão, nos próximos anos.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18