Notícia no detalhe
Ompetro entra com pedido de habilitação no STF
A Prefeita Rosinha Garotinho, presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), informa que a entidade entrou nesta segunda-feira (15), no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de habilitação para atuar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a lei da redistribuição dos royalties aprovada pelo Congresso Nacional.
A presidente da Ompetro, Rosinha Garotinho, explica que a medida jurídica, prevista na legislação como "amicus curiae", foi apresentada para possibilitar aos municípios produtores a oportunidade de contribuírem na apreciação da Adin pelo STF. A possibilidade da assistência segue protocolo que já vem sendo respeitado pela Corte para garantir a pluralização do debate constitucional. Caso acatada pelo STF, os municípios produtores poderão falar sobre os impactos e consequências da perda das receitas.
A medida foi discutida e aprovada pelos prefeitos dos municípios que integram a Ompetro, a cargo do escritório Navega Advogados Associados, do Rio de Janeiro.
A Prefeita Rosinha, acompanhada do Promotor Marcelo Lessa e do Juiz Paulo Assed, já foi recebida em Brasília por seis ministros do STF, quando apresentou números do impacto que sofreriam os municípios e o Estado do Rio de Janeiro, caso a redistribuição dos royalties se materialize.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/03/2026 20:27:50 Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
- 04/03/2026 18:20:27 VISA/Campos realiza palestra educativa em preparação para o Prefeitura em Ação
- 04/03/2026 18:06:18 Moradores de Santo Eduardo e da região norte são atendidos pelo “Social + Perto”
- 04/03/2026 17:37:10 PSE abre ciclo de atividades na escola que recebe o Prefeitura em Ação no sábado
- 04/03/2026 16:23:19 Desenvolvimento Econômico presente no Prefeitura em Ação do Parque Santa Rosa
Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
0403 18h20VISA/Campos realiza palestra educativa em preparação para o Prefeitura em Ação
0403 18h06Moradores de Santo Eduardo e da região norte são atendidos pelo “Social + Perto”
0403 17h37PSE abre ciclo de atividades na escola que recebe o Prefeitura em Ação no sábado
0403 16h23Desenvolvimento Econômico presente no Prefeitura em Ação do Parque Santa Rosa
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Inscrições para o concurso da Educação terminam às 16h desta terça
5Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
6Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados





















