Notícia no detalhe
Educação capacita profissionais que atuam no Pnaic
A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou nesta quarta-feira (17) o segundo encontro com os Orientadores de Estudos (OE´s) que estão atuando em Campos e municípios vizinhos no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A cidade de Campos é polo do Pacto. As capacitações são ministradas por profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento acontecerá até sexta-feira, das 8h às 18h, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
A coordenadora do Pacto, Nize Pedra, informou que estão reunidos em torno de 60 professores de Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Cardoso Moreira. Eles participam das capacitações e atuam como multiplicadores das informações coletadas com os alfabetizadores (professores do 1°, 2° e 3° ano do ensino fundamental) das suas respectivas cidades. “Uma das propostas deste encontro é criar estratégias para a prática da alfabetização com foco no letramento”.
A supervisora pedagógica da UFRJ, responsável pelos polos Campos e Itaperuna, Mírian Abduche Kaiuca, ressaltou que, nestes três dias, os OE´s terão como foco das discussões o trabalho da oralidade, escrita, a análise linguística e a consciência fonológica dos alunos. Ela esclareceu ainda que, durante o ano, serão realizadas várias capacitações, com encontros a cada dois meses.
- As formações são voltados para o aprofundamento didático, pedagógico político e o desenvolvimento das concepções teóricas na prática do processo da alfabetização -, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18