Notícia no detalhe
Campos Folia 2013 homenageia José Cândido de Carvalho
A edição deste ano do Campos Folia, o Carnaval fora de época, vai fazer uma homenagem ao escritor campista José Cândido de Carvalho, autor do livro “O Coronel e o Lobisomem” que, em 2005, se tornou filme. José Cândido de Carvalho nasceu em Campos em agosto de 1914 e, no próximo ano, completaria 100 anos. As comemorações pelo seu centenário começam este ano. Durante o evento, realizado entre os dias 26 e 28 de abril, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), personagens do escritor farão parte de toda programação visual do Campos Folia, principalmente, os da principal obra de José Cândido de Carvalho.
Quem for ao Cepop, durante o Campos Folia, vai encontrar a megaestrutura com iluminação especial, sonorização e decoração. Além de credenciais, informativos e ventarolas, a programação visual estará nas arquibancadas, nos cronômetros da passarela do samba Manoel Tancredo, em camarotes utilizados pela prefeitura, entre outros locais.“ A homenagem que se faz, publicamente, a José Cândido de Carvalho é mais do que merecida porque, sem dúvida, se trata do maior dos nossos escritores. Autor de uma obra, que é referência lingüística, em todos os países de língua portuguesa, que é O Coronel e o Lobisomem”, disse o secretário de Cultura, Orávio de Campos.
Biografia - José Cândido de Carvalho nasceu em 1914 e faleceu em 1989. Era filho do comerciante Bonifácio de Carvalho e de Maria Cândido de Carvalho. “Aprendeu a ler e a escrever num colégio situado à Rua do Ouvidor. Mais tarde matriculou-se no Liceu de Humanidades de Campos. Sempre sonhador, ainda jovem queria se usineiro, mas acabou se tornando funcionário da Leopoldina. Segundo ele, os chefes da estação pareciam uma espécie de donos de trem, por isso os admirava”, segundo trechos do livro Gente que é nome de rua, do escritor Waldir de Carvalho, reproduzidos na Mostra de Autores Campistas, iniciativa da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, através do Departamento de Literatura.
A primeira obra de José Cândido de Carvalho foi o romance “Olha para o céu, Frederico”, lançado em 1939. Ainda de acordo com a obra de Waldir de Carvalho, o livro “O Coronel e o Lobisomem”, lançado em 1964, recebeu elogio de várias pessoas importantes do meio literário, entre elas a escritora Rachel de Queiroz, que se referiu ao livro da seguinte forma: “O mais importante em O Coronel e o Lobisomem, além do gostoso, do divertido, do prazer que a leitura nos dá, é outra qualidade de renovação por ele apresentada: um sopro novo, uma recauchutagem completa no aparentemente exausto regionalismo brasileiro. Em resumo: um grande coronel e um grande livro”.
Em outubro de 1974, José Cândido de Carvalho tomou posse na Academia Campista de Letras, na cadeira que fora ocupada pelo acadêmico Hebert Salles. Devido ao grande sucesso do livro “O Coronel e o Lobisomem”, o “Lobisomem” virou garoto propaganda, anunciando determinado produto na TV. José Cândido lançou, também, “Ninguém mata o Arco-Íris”; “Manequinho e o Anjo de Procissão”; “Os Mágicos Municipais”; Porque Lulu Bergantim não atravessou o Rubicon”; Um ninho de mafagafos cheio de mafagafinhos”; Se eu morrer telefone para o céu e Gil no Cosmos (texto em português – Baseado no Original de A. Mortel).
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18