Promover mudanças positivas na vida das pessoas é uma prática que faz parte dos programas desenvolvidos pelo município. A satisfação dos munícipes em verem suas vidas progredindo é uma realidade já comum e no Programa de Artesanato, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), não é diferente. Diversas ações já fazem parte do roteiro semanal, anual e diário das pessoas que utilizam a habilidade com as mãos para fazer arte.
A vida de dona Maria Valdinéia Toledo, de 52 anos, é uma das que sofreram mudança, já que ela participa da Feira Mãos de Campos há 18 anos e nos últimos meses teve suas vendas disparadas por causa da aquisição de ferramentas como a formalização, que proporcionou a utilização da máquina de cartão de crédito. “Minha vida melhorou muito depois que eu passei a ouvir e praticar as dicas que a Codemca me passa. Posso ver que a Codemca trata com muito carinho os artesãos e, seguindo o conselho deles, fui evoluindo gradativamente”, destaca a artesã que trabalha com ponto cruz e crochê.
A artesã também destaca que um fator muito importante na Feira Mãos de Campos é a troca anual das barracas e aventais dos artesãos, além da beleza proporcionada, o que traz ainda mais clientes para perto, levando-os às compras. Quem reafirma esta informação é o presidente da Codemca, Jivago Faria, informando que foi criada uma identidade visual para a Feira, onde as barracas encontradas não tinham aparência e nome, pois as pessoas se referiam a ela como uma feira comum e não como uma grande feira, onde o melhor do artesanato municipal é mostrado.
- No ano de 2010 comemoramos, pela primeira vez, o aniversário da Feira Mãos de Campos com uma cara nova. Novos aventais, novas barracas e a satisfação no rosto dos artesãos. Em 2011, nas comemorações de aniversário já podíamos ver esta idéia de renovação e esperança presente nas pessoas com nova festa. Já em 2012 comemoramos o 21º aniversário da Feira com um bolo de 20 metros na Praça São Salvador, reforçando seu sucesso com novo design de barracas e aventais. Neste ano de 2013, a expectativa das novas barracas já está grande e, em breve, faremos a amostra dos novos modelos - informa Jivago.
Os projetos que fazem parte do Programa de Artesanato são, além da Feira Mãos de Campos, a Feira Mãos de Campos Itinerante, que percorre diversos bairros da cidade; Casa do Artesão, que acontece todo o verão na Praia Farol de São Tomé e Feira Regional de Artesanato, que já inclui o município no roteiro de realização de uma das maiores feiras de artesanato do país. Este ano já está na quarta edição da Feira com a presença confirmada de cerca de 30 municípios da região.
- Programas de artesanato trazem para o município o turismo de negócios e o turismo cultural, onde pessoas de outros Estados vem para Campos com o intuito de conferir o que há de melhor na região no que diz respeito ao artesanato. O turismo ganha com isso e além de nos tornarmos referência, as pessoas levam consigo produtos de qualidade produzido por nós, o que gera uma valorização enorme dos nossos produtos e região. O artesanato nos leva também a trabalharmos com produtos reciclados, gerando a sustentabilidade - conclui Jivago.